Museus

Museus de Salvador
  • A+
  • A-

Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM


O Solar do Unhão é uma construção do século XVI banhada pela Baía de Todos os Santos e uma das vistas mais incríveis do pôr do sol em Salvador. Criado em 1960 no foyer do Teatro Castro Alves, foi apenas em 1963 que o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) teve o solar como sua sede definitiva.

A arquiteta italiana Lina Bo Bardi criou o projeto do MAM-BA com a intenção de criar um museu-escola para incentivar e expor a produção cultural da região Nordeste. A principal modificação que a arquiteta fez na estrutura do Solar do Unhão foi demolir o segundo piso do casarão, criando uma escada de madeira de grandes dimensões, apenas com encaixes e sem pregos, reproduzindo aquelas utilizadas em carros de boi. Apesar da importância de Lina para o MAM-BA, a arquiteta é demitida em 1964 com o Golpe Militar.

Considerado o principal espaço para a arte contemporânea da Bahia e um dos mais importantes do país, por onde passa um público aproximado de 200 mil pessoas por ano. As suas cinco salas expositivas costumam receber obras de artistas consagrados no Brasil e no exterior. O museu conta uma galeria ao ar livre (o Parque das Esculturas) e uma sala de cinema, além da Sala Rubem Valentim. Eventos artístico-culturais de diferentes linguagens e ações educativas e artísticas fazem parte da programação do MAM-BA. Um dos destaques do museu são as Oficinas do MAM, que completaram 31 anos de existência em 2011.

Endereço: Avenida do Contorno, s/n - Dois de Julho
Telefone: (71) 3241-2983/ 3117-6139
Website: www.jamnomam.com.br/mam

Museu de Arte da Bahia - MAB


O Museu de Arte da Bahia é o mais antigo museu do Estado, criado em 1918 no prédio anexo ao Arquivo Público e transferido em 1982 para sua atual sede, no Corredor da Vitória. O seu acervo é constituído por 13.686 peças adquiridas ao longo do tempo, através da compra pelo Estado da Bahia de obras de grandes coleções particulares. Inicialmente no século XIX, a coleção de pintura do Conselheiro Jonatas Abbott, dos séculos XVII e XVIII, de origem italiana, francesa, flamenga, holandesa, onde se destaca o quadro da Escola de Caravaggio “David com a Cabeça de Golias”; e em 1943, a de Francisco Marques de Goés Calmon, que reúne importantes conjuntos de artes decorativas, notadamente as porcelanas orientais e o conjunto de “louça histórica” que pertenceu a vários representantes da aristocracia brasileira.

Os pintores baianos – Presciliano Silva, Alberto Valença e Mendonça Filho estão representados no MAB, através de magníficos trabalhos, que comprovam a beleza, o valor e a evolução de sua arte, como a predileção por determinados temas como as paisagens de Valença, as marinhas de Mendonça Filho e os interiores de Igrejas de Presciliano Silva. No andar térreo encontramos gravuras que remetem a um passeio pela cidade de Salvador no séc. XIX, com mapas e aspectos da cidade do sec. XVII, na época da invasão holandesa em 1624.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 2331 - Vitória
Telefone: (71) 3117-6902
Website: facebook.com/museudeartedabahia

Museu de Arte Sacra - UFBA


O Museu de Arte Sacra da UFBA foi inaugurado em 10 de agosto de 1959. A sua organização e direção foram confiadas ao historiador Beneditino D. Clemente Maria da Silva-Nigra. Hoje, o MAS/UFBA encontra-se consolidado e reconhecido como um dos mais importantes museus no gênero nas Américas, não somente pela sua rara e preciosa coleção de Arte Sacra Cristã, como também por estar abrigado em um dos mais destacados conjuntos arquitetônicos seiscentistas brasileiros.

Todo o conjunto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - IPHAN, como patrimônio nacional desde 1938, localizado no Centro Histórico de Salvador, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.

Endereço: Rua do Sodré, 276 - Centro
Telefone: (71) 3283-5600
Website: www.mas.ufba.br

Museu da Cidade


O Museu da Cidade é um museu histórico localizado no Largo do Pelourinho em Salvador no estado da Bahia. O Museu conta a história da cidade e contém uma enorme variedade do antigo e do moderno, do sagrado e do profano.

As exposições incluem trajes de orixás do Candomblé, os pertences pessoais do poeta Castro Alves (autor de O Navio Negreiro e uma das primeiras figuras públicas à protestar contra a escravidão) e bonecos de pano tradicionais promulgando o cotidiano da vida colonial, bem como pinturas e esculturas.

Endereço: Largo do Pelourinho, 3 - Pelourinho
Telefone: (71) 3321-1967

Museu Geológico da Bahia


Uma visita ao Museu Geológico da Bahia é um convite a conhecer o solo e as rochas onde pisamos, as riquezas do subsolo, bem como os fósseis dos seres que habitaram a nossa Terra. Permite ao público conhecer a história geológica e o patrimônio mineral desse Estado.

Possui um dos maiores acervos de rochas, de minerais, de pedras preciosas e de fósseis da Bahia, com mais de 20 mil peças, proporcionando aos seus visitantes uma viagem no tempo geológico através das suas exposições temáticas: Meteoritos, Universo/Sistema Solar, Minerais, Rochas, Recursos Minerais, Minerais e Rochas Industriais, Artesanato Mineral, Garimpo, Minerais Radioativos, Energia dos Cristais, Gemas, Petróleo, Otto Billian, Rochas Ornamentais e Fósseis.

Conta ainda, com um auditório/cinema de 125 lugares e de um aconchegante café à sombra de centenária mangueira, de onde se pode apreciar um belíssimo mural do artista plástico Juarez Paraíso.

Inaugurado em 4 de março de 1975, atualmente vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE do Estado da Bahia, o Museu é um centro de pesquisa, divulgação e preservação do patrimônio geológico da Bahia, que desenvolve projetos de cunho científico, educativo e cultural.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 2195 - Vitória
Telefone: (71) 3336-3498
Website: www.mgb.ba.gov.br

Museu Afro-Brasileiro - MAFRO


O Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia é um dos poucos no país a tratar exclusivamente das culturas africanas e sua presença na formação da cultura brasileira.

Através de importantes elementos materiais, representativos dessas culturas, o museu apresenta conteúdos que facilitam a compreensão dos aspectos históricos, artísticos e etnográficos que identificam as sociedades africanas e permitem uma reflexão sobre a importância dessa matriz para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Endereço: Largo do Terreiro de Jesus - Pelourinho
Telefone: (71) 3283-5540/3783-5541
Website: www.mafro.ceao.ufba.br