Tesouros históricos

  • A+
  • A-

Salvador guarda um inestimável patrimônio histórico. Cerca de três mil edifícios construídos nos séculos XVIII, XIX e XX, destacando-se os monumentos da arquitetura religiosa, civil e militar e também templos do culto afrodescendente. 
 

 

Centro Histórico

O Centro Histórico de Salvador é composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia, do Império e da Primeira República. Ele abrange os bairros do Pelourinho, da Sé e do Pilar. A região, rica em monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX, é a parte mais antiga da cidade e muito frequentada pelos turistas que procuram por museus, teatros, igrejas, apresentações musicais, gastronomia e o comércio desouvenirs.

A UNESCO, considerou, em 1985, o Centro Histórico de Salvador como Patrimônio Mundial da Humanidade. Desde então, o local passa por vários processos de restauração, visando à preservação da área histórica da cidade.

.


 

Praça Castro Alves

A praça que é o ponto de encontro de blocos e trios durante o Carnaval é uma das praças mais importantes da capital baiana. Nela há uma estátua do grande poeta Castro Alves, que lhe dá nome.


 

 

Elevador Lacerda

Um dos principais cartões postais da cidade. Foi o primeiro elevador urbano do mundo. Ainda hoje, cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Thomé de Souza, na Cidade Alta. Lá do alto pode-se contemplar a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e do Forte de São Marcelo.

 

 

Largo do Pelourinho

O Largo do Pelourinho, ou Praça José de Alencar, era onde os escravos sofriam punições na época do Brasil Colônia. Hoje, seus inúmeros casarões e igrejas dos séculos XVII, XVIII e XIX, abrigam museus, centros culturais e restaurantes. No local são comemoradas festas populares durante todo o ano.


 

 

Mercado Modelo

Situado em uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, o mercado é um grande atrativo turístico. Diante da Baía de Todos os Santos, ele abriga 263 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com dois tradicionais restaurantes de culinária baiana.

 

 

Farol da Barra

O Farol da Barra, construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra, é um dos principais cartões postais da cidade e abriga o Museu Náutico da Bahia. Aberto para visitação, o farol serve de moldura para o pôr do sol mais bonito de Salvador. No Carnaval ele é ponto de partida para a folia dos trios elétricos que animam os foliões.