Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb)

Endereços Variados - Consulte
Gratuito
Agenda

Espaços culturais recebem evento inédito

O Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb), realizado em parceria com a APAN (associação de profissionais do audiovisual negro) , acontece pela primeira vez em Salvador. O evento irá compor o calendário Novembro Salvador Capital Afro e acontece entre os dias 21 e 26 de novembro. Na programação, estão previstas mesas de discussão e mostras audiovisuais abertas ao público. Para realizar o evento, serão utilizados espaços na Boca de Brasa do Subúrbio e de Cajazeiras, o Cine Glauber Rocha, o Cinema do MAM e o CineSercla de Cajazeiras.

O evento vai trazer convidados internacionais para compartilharem a sua vivência na cadeia produtiva do audiovisual com os produtores da capital baiana. O festival irá realizar ações formativas, exibições nacionais e internacionais, conectando Salvador com o continente africano. O FIANB fará parte da programação do Festival Salvador Capital Afro.

O tema principal do evento será “Transatlanticidade”, conceito concebido pela historiadora negra e nordestina Maria Beatriz Nascimento, que fala sobre a função de deslocamento na definição de trajetórias de pessoas negras no Brasil, que saíram de um continente á outro, de um cativeiro à liberdade, do campo à cidade, do Nordeste ao Sudeste. Este conceito irá apoiar os diálogos que acontecerão no evento, cujo objetivo é promover um diálogo entre as diásporas Afro-atlânticas, sobretudo as Américas e o Caribe, e a África, a partir da distribuição e exibição/circulação audiovisual.

As mesas reunirão pesquisadores de todo o Brasil e abordarão, para além das obras Maria Beatriz do Nascimento, a história e desenvolvimento do Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu (FESPACO), maior festival de cinema da África. As exibições de filmes nacionais e internacionais incluirão sessões especiais para crianças, programadas pela mostra Kilombinho. Este ano o Finab está em sua 4ª edição e tambémacontecerá em São Paulo (SP) e em Belém (PA).

O evento integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro, calendário de atividades promovido pela prefeitura, que exalta a ancestralidade negra da capital baiana.

Você também pode gostar

Nenhum evento encontrado