Afoxé Filhas de Gandhy
Coletivo de mulheres que combate as desigualdades sociais
Criada em 1979, com o compromisso de desenvolver atividades culturais, educacionais, sociais e políticas, a Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy teve como resultado a formação de um coletivo de mulheres que combate as desigualdades sociais. O grupo nasceu 30 anos depois da criação do Afoxé Filhos de Gandhy, que tem como uma das principais características a participação exclusiva de homens.
É por meio da cultura e da valorização da ancestralidade que o Afoxé Filhas de Gandhy promove a ascensão política e social das mulheres desde que foi criado – em uma época, vale lembrar, em que as mulheres não eram vistas nem na corda do bloco Filhos de Gandhy. Ritmado pelos agogôs dos cânticos de ijexá, o coletivo segue deixando sua marca no Carnaval soteropolitano.
Além da presença marcante na festa momesca, a agremiação também promove projetos sociais e culturais, ao longo do ano, em busca da valorização e preservação da cultura negra, levando isso para as novas gerações. O grupo tornou-se um símbolo de resistência e empoderamento feminino para a comunidade afrodescendente do Brasil, mostrando a importância da cultura e da religiosidade para a construção da identidade nacional.
Serviço:
Afoxé Filhas de Gandhy
Endereço: Rua Gregório de Mattos, 51 – Pelourinho
Instagram: @afoxefilhasdegandhy
Facebook: Afoxé Filhas de Gandhy
Telefone: (71) 99179-8717