O Cravinho
Uma união dos saberes da ancestralidade negra e indígena
O bar O Cravinho é um dos clássicos do Pelourinho, conhecido pela bebida que originou seu nome e por ser ponto de encontro para quem passeia pelo Centro Histórico de Salvador. As portas do bar abriram em 1989, quando Julival Santos Reis investiu em um espaço para difundir as infusões que eram consumidas por familiares e foram passadas de geração a geração. O lugar logo virou um sucesso, também por ser o ponto de partida para festas de largo, como a Terça da Benção.
A bebida é um resgate das infusões, com ervas, frutas e plantas, uma união dos saberes da ancestralidade negra e indígena. Produzida artesanalmente no próprio bar, são cerca de 30 opções de sabores, como o Cravinho, que leva cachaça, cravo, mel e limão, e o Jatobá, com cachaça, casca de jatobá, mel e limão. As bebidas são preparadas na hora, com os ingredientes escolhidos pelo cliente – tem canela, erva-doce, capim-santo, vinho, gengibre e outros –, e saem de várias torneirinhas presas num barril, servidos em um copinho de café, garrafa plástica ou de louça.
O bar fica em uma casa colonial que no interior é repleta de barris de madeira, contendo as bebidas em processo de envelhecimento. No primeiro salão está o balcão, na parte interna estão as mesas, todas em estilo rústico, e da cozinha saem várias opções de comida, a mais famosa é a moela de galinha com molho lambão (pimenta) coberto com bastante coentro. Ao lado da entrada principal tem uma loja que vende as bebidas em embalagens mais elaboradas, perfeitas para presentear.
Serviço:
O Cravinho
Endereço: Largo Terreiro de Jesus, 3 – Pelourinho
Instagram: @cravinhobar
Telefone: 71-99131-5567