Orquestra Afrosinfônica
A Orquestra Afrosinfônica – termo criado pelo maestro Ubiratan Marques – reúne 19 instrumentistas, além das quatro vozes femininas, que aliam o desafio de uma abordagem erudita à música afro-brasileira com inspiração na musicalidade das religiões de matrizes africanas e em canções populares, reforçando a tradição dos grupos afros da capital baiana na poesia de suas composições. Nesse contexto, a percussão, os sopros e as vozes são elementos principais.
Criado em 2009, o coletivo de artistas negros atua no universo da diáspora no desenvolvimento de processos de pesquisa, estudo e construção de repertório. O grupo possui dois álbuns lançados: Branco (2015) e Orin, a Língua dos Anjos (2021), indicado ao Grammy Latino. A sede funciona em um sobrado do século XVIII, no Largo do Pelourinho, localizado no Centro Histórico de Salvador, onde realiza ensaios abertos.
Sua formação consiste em um piano, um coral de quatro vozes, uma percussão sinfônica, três percussões populares, dois instrumentos de cordas, ambos contrabaixos acústicos, e doze sopros, sendo duas flautas, dois clarinetes, três saxofones, dois trompetes, dois trombones e uma tuba. O idealizador e regente da orquestra, Ubiratan Marques, é pianista, compositor e arranjador, além de também dirigir a Orquestra Sinfônica Popular Brasileira.
Serviço:
Orquestra Afrosinfônica
Site: www.afrosinfonica.org.br
Instagram: @orquestraafrosinfonica
Facebook neste link.