Banner - Praias calmas e comida boa são atrativos da Gamboa

Praias calmas e comida boa são atrativos da Gamboa

Culinária típica baiana e banho em águas tranquilas formam união perfeita

Pertinho do Centro de Salvador, nas comunidades do Solar do Unhão e da Gamboa (de Baixo e de Cima), todos os habitantes moram com vista para o mar da Baía de Todos-os-Santos, margeando a Avenida Lafayete Coutinho, mais conhecida como Contorno. E é em torno dela que atrações badaladas, como praias, restaurantes e ações artísticas, levam visitantes que lotam a localidade, principalmente durante o verão.

Já na entrada, a iniciativa dos grafiteiros Júlio Costa, Marcos Prisk e Bigod Silva recepciona os visitantes com um colorido marcante, como uma galeria de arte com interação social ao ar livre utilizando as casas da comunidade como telas. O projeto M.U.S.A.S. – Museu de Street Art Salvador – consiste em mutirões da arte em bairros da cidade, mas que na Gamboa fixou sede e ampliou ações, com a realização de projetos artísticos, sociais e educacionais. São atividades com plantas, cinema ao ar livre, brechós, oficinas de fotografia, pintura e exposições. Mais informações no perfil @ilovemusas e pelo site.

Vamos detalhar a maior atração da região, as praias. A praia do Solar do Unhão é a conhecida praia das Pedrinhas, por ter o solo coberto delas. O pôr do sol é o período mais disputado do espaço. A entrada é pela comunidade. De lá saem barcos para as praias da Gamboa e do Museu de Arte Moderna (MAM). A praia do MAM fica entre a contenção de pedras da Bahia Marina e o museu, por onde se tem acesso pelo Parque das Esculturas, nem sempre está liberado. Outra opção é ir para a Praia do Solar do Unhão e chegar à enseada do MAM de barco. Ambulantes alugam cadeiras, sombreiros e vendem bebidas e petiscos. Já a praia da Gamboa é o maior trecho de água e onde ficam restaurantes e o Forte São Paulo da Gamboa (equipamento hoje em ruínas, situado em lugar estratégico que surgiu como estrutura de defesa da capital baiana no século XVIII).

Quando a fome apertar, a especialidade local são restaurantes com cardápio focado em frutos do mar. Um dos mais conhecidos é o @donasuzanarerestaurante, onde o primeiro alimento é para a alma, com a recepção da simpática proprietária. As estrelas do cardápio são moquecas e escabeches de peixe com farofa de dendê, arroz, feijão-fradinho e pirão, com um tempero inesquecível. Ela é estrela em um dos episódios da série Street Food, na Netflix. O acesso pode ser feito pelas vielas da comunidade.

“Aqui você encontra: cerveja gelada, comida caseira e uma praia particular!!”. Essa é a apresentação no perfil @bardamonica no Instagram. Lá são famosos os petiscos variados e os pratos da culinária baiana, com experiência de mais de uma década. Para chegar lá, pode descer pela comunidade do Solar do Unhão, andando, ou descer até a praia da Gamboa e pegar um barquinho até o estabelecimento. Além da vista incrível, o banho de mar é maravilhoso.

Além dos pratos com frutos do mar e variados petiscos, o @pier7bar oferece drinques autorais que chamam a atenção, como o ‘Gamboa Summer’ e ‘Um gin para chamar de meu’. O local tem dois pavimentos, conta com música ao vivo e o público costuma ser bem animado. Os clientes podem curtir o espaço da praia.

O mesmo mar do lazer e fonte de renda das comunidades do entorno é homenageado no dia da rainha das águas salgadas. Sempre no domingo anterior ao dia 2 de fevereiro acontece o Presente Ecológico de Iemanjá, na comunidade do Solar do Unhão, ao lado do MAM. Como ocorre no bairro do Rio Vermelho, os devotos podem deixar presentes nos balaios, que são levados ao mar embalados pelas Filhas de Gandhy. Nas oferendas são proibidos materiais poluentes, como vidros de perfume, sabonetes ou objetos de plástico. A atividade é coordenada pelo M.U.S.A.S. e pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN).

Se a opção for por um programa cultural, o Solar do Unhão, que abriga o MAM (@bahiamam), é a escolha ideal. O espaço conta com cinema e o Café Saladearte, com exposições. O conjunto arquitetônico do século 17, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943, já funcionou como casa-grande, capela (consagrada a Nossa Senhora da Conceição), senzala, armazéns e cais com foco na produção açucareira do Recôncavo baiano. A residência artística e as oficinas ocorrem das 13h às 17h. O Cine MAM, Café Saladearte e pátios externos funcionam das 12h às 20h. Mais informações no site www.mam.ba.gov.br, redes sociais, Instagram e Facebook, ou telefone (71) 3117-6132 (de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 15h).

Vale também conferir o que anda acontecendo no Teatro Gamboa (@teatrogamboa ou www.teatrogamboaonline.com.br), que foi inaugurado em 2007. Além dos espetáculos, o local é palco para shows, exposições, filmes, oficinas de formação e performances e tem o propósito de fomentar a formação de novas plateias com valores populares para ingresso.
Para anotar na agenda: “Pescadoras em rede: as mulheres da Gamboa de Baixo”, curta-metragem documental. Acompanhe a divulgação e assista, em breve, na Globoplay (@globoplay).

O curta-metragem é o registro da atividade de mulheres pesqueiras da comunidade da Gamboa, suas memórias e valorização do ofício ancestral com a história deste território, além da luta pela permanência no espaço. Acompanhe informações no perfil @sougamboadebaixo.

Serviço

ReRestaurante de Dona Suzana
Instagram:  @donasuzanarerestaurante
Funcionamento: de segunda a domingo, das 11h às 18h
Contatos: 3328-2056 e 98612-5952

Bar de Mônica
Instagram: @bardamonica
Funcionamento: todos os dias, das 9h30 às 18h
Contatos: 3336-9728 e 98156-9717

Pier 7
Instagram:  @pier7bar
Funcionamento: das 11h às 19h

Museu de Arte Moderna da Bahia
Instagram:  @bahiamam
Funcionamento: de terça a domingo, das 13h às 18h
Cinema e Café: todos os dias, a partir das 13h