Banner - Festival Salvador Capital Afro – Programação
EVENTOS

Festival Salvador Capital Afro – Programação

Extensa programação de atividades, shows e eventos que irão ocupar as ruas, largos e espaços do Centro Histórico de Salvador

Considerado um grande marco do Salvador Capital Afro – Movimento que busca projetar a cidade como destino em referência nacional e internacional no turismo afro -, o Festival Salvador Capital Afro será totalmente gratuito e vai acontecer de 30 de novembro a 4 de dezembro, no Centro Histórico. O evento reunirá diversas atividades voltadas para valorização e fomento da economia criativa preta da cidade, assim como para estímulo ao desenvolvimento de políticas públicas necessárias para o posicionamento de Salvador como uma cidade antirracista. Veja a programação no site oficial do Festival neste link.

Veja a agenda completa do festival:

30/11 – QUARTA-FEIRA

 

LOCAL: CINE METHA GLAUBER ROCHA

09h: ABERTURA DO FESTIVAL SALVADOR CAPITAL AFRO

Descrição:
O Ato de abertura do Festival Salvador Capital Afro convida a cidade a participar das ações de fortalecimento do afrofuturismo, empreendedorismo e cultura negra que irão ocorrer durante os cinco dias de ocupação do Centro Histórico da cidade.

Participantes: Prefeito Bruno Reis; Vice-Prefeita Ana Paula Matos; Secretárias Andrea Mendonça (SECULT) e Ivete Sacramento (SEMUR).

Coral Ecumênico da Bahia: Regido pelo Maestro Angelo Rafael, o grupo é composto por voluntários religiosos e não religiosos que interpretam um repertório cuidadosamente selecionado com músicas de tradições africana, católica, evangélica, hinduísta e judaica, corroborando com a diversidade musical, cultural e a promoção dos direitos humanos.

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

10h às 12h: CONEXÕES ESTRATÉGICAS – Painel “Cidades Antirracistas”

Descrição:
Como construir uma cidade antirracista? O que é preciso fazer para que a necessidade vire prática? Que outras iniciativas já existem em cidades do Brasil e do mundo? O painel Cidades Antirracistas tem o objetivo de inspirar e propor caminhos práticos que norteiem o desenvolvimento de políticas de inclusão e combate às desigualdades oriundas do racismo, com o objetivo de gerar ações efetivas de impacto social.

Participantes: Oilda Rejane; Judith Morrison; Aládia Araújo; Helena Oliveira; Helio Santos

Mediação: Rita Batista

14h às 16h: CONEXÕES ESTRATÉGICAS – Painel “A hora e a vez do Afroturismo”

Descrição:
O painel A hora e a vez do Afroturismo visa a promover discussões sobre o Afroturismo a partir de um conjunto de experiências turísticas afrocentradas que valorizam a história e a cultura preta em todo o mundo. A atividade traz para o diálogo personalidades do trade turístico, através de conexões nacionais e internacionais, com o compartilhamento de experiências de posicionamento, criação de produtos e projeções que inspirem o potencial de Salvador no segmento.

Participantes: Solange Barbosa; Simone Costa; Doyin Sogbesan; Briona Lamback; Antônio Pita

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

16h às 18h: CONEXÕES ESTRATÉGICAS – Painel “Práticas Antirracistas nas Organizações”

Descrição:
O painel Práticas Antirracistas nas Organizações é dedicado à exposição e debate sobre estratégias antirracistas efetivas praticadas nas organizações, contextualizando os desafios enfrentados e resultados alcançados, além de abordar o papel das empresas enquanto entes que influenciam e transformam de forma definitiva a sociedade em que estão inseridas.

Participantes: Regina Rufino; Aline Lima: Natura; Luana Génot; Kellen Julio; Alisson Sodré
Mediação: Thiago Oliveira

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

LOCAL: CASARÃO LASBONFIM

09h às 12h / 14h às 18h: CONEXÕES BLACK MONEY – Rodadas de Negócios de Música

Descrição:
As Rodadas de Negócios de Música são uma excelente oportunidade para artistas soteropolitanos que desejam divulgar seus projetos, fechar parcerias e ampliar a circulação de suas apresentações. O espaço tem o objetivo de potencializar a participação dos profissionais do setor musical no mercado nacional e internacional através de encontros com players, agentes de vendas, curadores e programadores de festivais e eventos de diversos países.

Inscrições: Atividade voltada para profissionais previamente inscritos nas rodadas de negócios.

LOCAL: CENTRO CULTURAL DA BARROQUINHA

19h às 21h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Show “Nelson Rufino convida Juliana Ribeiro”

Descrição: Em comemoração ao Dia Nacional do Samba (02/dez), o Salvador Capital Afro irá homenagear o ritmo de maior sucesso no país com um encontro muito especial entre Nelson Rufino, que este ano celebra seus 80 anos, e a cantora Juliana Ribeiro.

*Programação para convidados.
Artistas: Nelson Rufino e Juliana Ribeiro.

 

01/12 – QUINTA-FEIRA

 

LOCAL: CINE METHA GLAUBER ROCHA

09h às 10h: ABERTURA DAS CONEXÕES BLACK MONEY & LANÇAMENTO DO CONTRATO ROLÊ AFRO

Descrição: Abertura das Conexões Black Money & lançamento do contrato Rolê Afro com as presenças do Prefeito Bruno Reis, Secretárias Ivete Sacramento e Andrea Mendonça, Morgan Doyle – Representante do BID no Brasil, Mycra Alves, líder de comunicação do Salvador Capital Afro, e Sueli Conceição, do Consórcio Rolê Afro.

Participantes:
Prefeito Bruno Reis
Secretária da Reparação, Ivete Sacramento
Secretária de Cultura e Turismo, Andrea Mendonça
Representante do BID no Brasil, Morgan Doyle
Líder de comunicação Salvador Capital Afro, Mycra Alves
Líder Consórcio Rolê Afro, Sueli Conceição

Mestre de Cerimônias: Luana Assiz

09h30 às 13h: CONEXÕES ESTRATÉGICAS – A SEMUR e o Selo da Diversidade Étnico-Racial

Descrição: O Selo da Diversidade Étnico-Racial visa estimular o combate ao racismo, a promoção da equidade e a valorização da diversidade racial nas organizações, principalmente, por meio das políticas de gestão de pessoas, para que criem mais oportunidade, diversidade e inclusão no seu quadro colaborativo.As empresas participantes, deste programa, assumem a responsabilidade de promoverem a Equidade Racial, mostrando sua responsabilidade na construção de um mundo com mais igualdade para todos e todas.

Palestrantes: Luana Génot

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

12h às 12h30: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Lançamento Literário: Luana Genot

Descrição: mais informações em breve

LOCAL: CASARÃO LASBONFIM

9h às 11h: CONEXÕES CRIATIVAS – Painel: Exportação de Música

Descrição:
O painel busca apresentar um panorama de exportação da música, o potencial da música afro-brasileira fora do Brasil e quais são as estratégias pertinentes a serem adotadas por artistas e grupos para buscar uma carreira internacional.

Participantes: Fernando Sousa (Portugal); Lú Araújo (Brasil e Portugal); Sílvia Guevara (Espanha); Giorgio Varas (Chile); Alejandra Moreno (México); Pedro D-Lita (França/Inglaterra); Miguel Angelo (Portugal); Fabio Arboleda (Colômbia)

Mediação: Tulani Nascimento

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

11h10 às 12h10: CONEXÕES CRIATIVAS – Oficina “Comida, sociologia e ancestralidade”

Descrição:
A atividade traz conexões com os saberes ancestrais através da culinária de matriz africana, promovendo uma troca sobre saúde, memórias e conhecimento.

Ministrante: Matheus Almeida

Inscrições: Sympla

14h às 15h: CONEXÕES CRIATIVAS – Oficina de Música: “Do Brooklyn a Salvador: Música, identidade e pertencimento com o AFROPUNK BAHIA”

Descrição:
O painel apresentará como aspectos genuínos da identidade de Salvador dialogam com aspectos globais representados pela marca AFROPUNK. Quais as convergências e diferenças, e quais fatores levaram a gestão da marca escolher a cidade de Salvador como sede no Brasil.
Participantes:
Ismael Fagundes; Simone Brás; João Gabriel Mota
Mediação: Camila Faria

Inscrições: Sympla

15h10 às 16h10: CONEXÕES CRIATIVAS – Oficina de Moda e Beleza: Tranças e Penteados

Descrição:
A partir da técnica e história das tranças afro, a atividade tem como objetivo valorizar a estética e a beleza negra, romper padrões e aproximar povos e culturas, utilizando essa expressão artística como ferramenta para trabalhar questões socioeducativas, ressignificar, promover e fortalecer a identidade negra.

Ministrante: Denise Melo

Inscrições: mais informações em breve

LOCAL: CASA VALE DO DENDÊ

9h às 12h / 14h às 17h: CONEXÕES CRIATIVAS – Mentoria de Audiovisual

Descrição:
A Mentoria de Projetos Audiovisuais é uma atividade construída em parceria com os Estúdios Globo, voltada para profissionais criativos soteropolitanos que tenham projetos audiovisuais em desenvolvimento, com o intuito de analisar e oferecer consultorias para aprimoramento das ideias apresentadas.

Mentores: Fabrício Santiago; Raphaela Leite; Clarisse Vianna

Local: Casa Vale do Dendê – Sala Mungunzá

Inscrições: Atividade voltada para profissionais previamente inscritos nas rodadas de negócios.

09h às 12h / 14h às 18h: CONEXÕES BLACK MONEY – Rodadas de Negócios de Audiovisual

Descrição:
As Rodadas de Negócios de Audiovisual são uma excelente oportunidade para profissionais soteropolitanos deste segmento que estão em busca de parcerias para viabilizar seus projetos. O espaço tem o intuito de ampliar a participação dos realizadores do setor audiovisual no mercado nacional e internacional.

Local: Casa Vale do Dendê – Auditório

Inscrições: Atividade voltada para profissionais previamente inscritos nas rodadas de negócios.

09h às 12h: CONEXÕES BLACK MONEY – Mentoria de Empreendedorismo (LAB SCA)

Descrição:
A Mentoria de Empreendedorismo é um programa de desenvolvimento de ideias e de projetos para rodas de negócios com a finalidade de estimular sua transformação em negócios reais.
Mentores: Lucas Santana Inventivos – SSA ; Mary Cerqueira Inventivos – SSA ; Fernanda Caloi; Felipe Guerra; Nohoa Arcanjo

Local: Casa Vale do Dendê – Sala Vatapá

Inscrições: Atividade voltada para profissionais previamente inscritos nas mentorias.

14h às 18h: CONEXÕES BLACK MONEY – Mentoria de Empreendedorismo (LAB SCA)

Descrição:
A Mentoria de Empreendedorismo é um programa de desenvolvimento de ideias e de projetos para rodas de negócios com a finalidade de estimular sua transformação em negócios reais.

Mentores: Lucas Santana (Inventivos); Mary Cerqueira (Inventivos); Fernanda Caloi; Arthur Lima; Itali Collini

Local: Casa Vale do Dendê – Sala Vatapá

Inscrições: Atividade voltada para profissionais previamente inscritos nas mentorias.

LOCAL: PALACETE TIRA-CHAPÉU

9h – 17h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Exposição Afrotonizar

Descrição:
Afrotonizar é uma plataforma de articulação e formação de criativos, artistas e profissionais da arte e da cultura que busca o fortalecimento de redes de jovens negres e indígenas através de diferentes linhas de abordagem metodológica, criando momentos de conexão com outras possibilidades de narrativa. Especialmente para o Salvador Capital Afro, Afrotonizar apresenta uma curadoria com trabalhos de oito artistas visuais que estarão expostos durante os dias do festival no Palacete Tira-Chapéu.

Aberto ao público.

9h às 10h: CONEXÕES CRIATIVAS – Painel Afroturismo “Salvador na rota da Diáspora”

Descrição:
O painel traz à tona questões como memória e direito à cidade através de referências geográficas — históricas, contemporâneas e culturais conectadas à cultura negra.
Participantes: Adama Bah; Nilzete Santos; Ana Copete; Solange Barbosa

Mediação: Antônio Pita

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

10h10 às 11h10: CONEXÕES CRIATIVAS – Painel Afroturismo “Experiências e Roteiros de uma Memória Negra”

Descrição:
O painel visa a estimular diálogos sobre a importância de olhar para o passado como o primeiro passo para o mudar o presente. Por isso, agências especializadas no Afroturismo criaram roteiros através dos quais é possível vivenciar experiências inesquecíveis contadas através da memória negra.

Participantes: Helcias Pereira; Maurício Anias.

Mediação: Tania Neres

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

11h30 às 12h20: CONEXÕES BLACK MONEY – Pitching Show

Descrição:
As sessões de pitching show do Salvador Capital Afro serão realizadas em dois dias de festival com nove miniapresentações dos segmentos de música, audiovisual, empreendedorismo e afroturismo, em que os profissionais terão oportunidade de mostrar seus empreendimentos, negócios, projetos e produtos para o público do festival.

Participantes: Flavio Silva/Experiência Griô; Slam das Minas

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

10h às 12h: CONEXÕES CRIATIVAS – Rolê Afro com Aya Tour: Ladeiras do Couro e da Montanha

Descrição:
São diversas as características que conectam os lugares quando contextualizados e inseridos na perspectiva das culturas populares afrobrasileiras. As ladeiras do Couro e da Montanha têm uma relevância dentro da cultura soteropolitana. Ao situarmos essas ladeiras, (re)criamos um imaginário de histórias transatlânticas nesse território. Essa experiência tem como objetivo enfatizar os traços e as memórias das culturas negras.

Guia: Aya Tour

Inscrições: A atividade é aberta ao público, com o limite de 25 pessoas de acordo com a ordem de chegada. O ponto de encontro será no Elevador Lacerda, onde haverá o controle de chegada e entrega de pulseiras de acesso distribuídas pela produção.

14h às 14h50: CONEXÕES ARTÍSTICAS – TALK TIRA-CHAPÉU: Festival Humor Negro

Descrição:
O TALK TIRA-CHAPÉU é um espaço de partilha voltado a temas de ampla relevância em diálogo com a cidade, objetivando o compartilhamento de experiências de sucesso dos segmentos de empreendedorismo, afroturismo, cultura e artes, bem como assuntos relevantes que conectam Salvador com o mundo. Vamos conhecer o festival Humor Negro, realizado pela Benvindo Produções e que visa a promover o recorte racial analítico na pauta da comédia, assim como fortalecer outras produções inseridas nesse contexto.

Participantes: Val Benvindo; Sulivã Bispo

Mediação: Monica Santana

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

15h às 16h30 – CONEXÕES CRIATIVAS – Painel “Criadores de Novas Narrativas”

Descrição:
Painel dedicado a expor experiências inovadoras que contribuem para um novo olhar sobre a história e a memória da população afro-brasileira. Além disso, os participantes debaterão sobre estratégias de conteúdo capazes de promover a transformação de representações sociais oriundas do racismo estrutural no nosso país.

Participantes:

Tiago Rogero: Jornalista, criador e coordenador do Projeto Querino, publicado em podcast (produzido pela Rádio Novelo) e reportagens (na revista piauí). Gerente de criação na Rádio Novelo. Idealizador e apresentador dos podcasts narrativos Vidas Negras (original Spotify produzido pela Rádio Novelo) e Negra Voz (pelo jornal O Globo). Foi repórter de O Globo, O Estado de S. Paulo e BandNews FM. Vencedor do 42º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog (2020) com o Negra Voz, e finalista do prêmio do Third Coast International Audio Festival (2021) com o Vidas Negras. Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) no biênio 2022-2023.

Simone Costa: Turismóloga com ampla experiência na criação e implementação de ações e políticas públicas nas áreas de Turismo, Cultura e Patrimônio nas esferas federal, estadual e municipal. Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Ações Turísticas do Prodetur Salvador, estando à frente do Plano de Desenvolvimento do Turismo Afro e da Casa das Histórias de Salvador, primeiro centro de interpretação do patrimônio do Brasil.

Maurício Pestana: CEO do Fórum Brasil Diverso, Presidente do Conselho Editorial da Revista RAÇA. Jornalista, atua na área de inclusão e diversidade tendo como último cargo público, Secretário de Promoção da Igualdade Racial da Cidade de São Paulo. Atualmente trabalha nas áreas de educação e diversidade com consultoria para organismos públicos e privados organizando cursos, exposições e Workshops com foco em inclusão e diversidade. Fez parte do Conselho Deliberativo do Baobá – Fundo para Equidade Racial e do Conselho Administrativo do Museu Afro Brasil.

Amintas Silva: Chefe do setor cultural da Embaixada do Brasil na Suécia, na cidade de Estocolmo. O diplomata é formado em Psicologia pela UFBA e integra o quadro do Itamaraty desde 2009.

Mediação: 

Mycra Alves: Mylene Oliveira Alves, Mycra, como prefere ser chamada, é mulher preta, mãe, soteropolitana e psicóloga de formação. Atua na área de planejamento estratégico de comunicação há 20 anos. Atualmente é líder de Comunicação do Salvador Capital Afro e Diretora de estratégia Gana, agência 100% preta, liderando projetos para marcas como Ifood, Netiflix, Kuat, Natura, Havaianas, dentre outros.

16h40 às 17h30: CONEXÕES BLACK MONEY – Pitching Show

Descrição: As sessões de pitching show do Salvador Capital Afro serão realizadas em dois dias de festival com nove miniapresentações dos segmentos de música, audiovisual, empreendedorismo e afroturismo, em que os profissionais terão oportunidade de mostrar seus empreendimentos, negócios, projetos e produtos para o público do festival.

Participantes: Jussi Santana – Guia Negro; Crislei dos Santos / Roteiro Ancestral Ilha de Maré

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

LOCAL: LARGO TERREIRO DE JESUS

18h às 22h – CONEXÕES ARTÍSTICAS – Showcases:

Descrição: O palco dos showcases é uma vitrine para artistas soteropolitanos apresentarem seus trabalhos musicais para plataformas, players e empresas presentes no Festival Salvador Capital Afro, em um momento de interação com o público do evento.

Artistas: Gab Ferruz; Cabokaji; Aguidavi do Jêje; Udi Santos; Cronista do Morro.

 

02/12 – SEXTA-FEIRA

 

LOCAL: CASARÃO LASBONFIM

09h às 12h: CONEXÕES CRIATIVAS – Treinamento Generation Brasil “O mundo tech é para mim?”

Descrição:
Tudo o que você precisa saber sobre o mercado, a carreira e as rotinas dos profissionais da tecnologia. Descubra se você se identifica com um dos setores mais promissores mundialmente: O que é o mercado de tecnologia? O que é uma carreira em tecnologia? É pra mim? O que faz um programador? Como começar uma carreira em programação?
Ministrantes: Cristiane Fidelix; Marcelo Barboza

Inscrições: Sympla

LOCAL: CASA VALE DO DENDÊ

8h30 às 9h30: CONEXÕES CRIATIVAS – Oficina “Turbantes e amarrações”

Descrição:
Mais que um simples elemento de adorno, o Turbante, independente da forma como é usado, é um elemento representativo da cultura afro, portanto carregado de significados culturais que vão além do aspecto simplesmente religioso ao qual muitas vezes é remetido. Nesta perspectiva, a Oficina de Turbantes e Amarrações contribuirá apresentando a técnica como fonte de resistência a partir da sua ressignificação, empoderamento feminino e afirmação da identidade negra.

Ministrante: Negra Jhô

Local: Casa Vale do Dendê – Sala Mungunzá

Inscrições: Sympla

9h40 às 10h40: CONEXÕES CRIATIVAS – Oficina “Balé Afro”

Descrição:
A oficina será uma introdução a esses ritmos e movimentos do balé Afro, tendo como base passos tradicionais da cultura afro-brasileira. A dança afro tem muita sincronicidade com a música e, por isso, a oficina contará com execução instrumental ao vivo.

Ministrante: Nildinha Fonseca

Local: Vale do Dendê – Sala Mungunzá

Inscrições: 30 vagas ( Sympla)

10h às 12h: CONEXÕES CRIATIVAS – Painel “Comunicação e Diversidade”

Descrição:
Painel dedicado ao debate sobre desafios e avanços da Comunicação como ferramenta de promoção da diversidade e inclusão na perspectiva do papel de atores de transformação social que profissionais desta área desempenham nos segmentos do marketing, publicidade e jornalismo.

Participantes: Isabel Aquino; Raphaela Martins; Kevin David; Nadine Nascimento; Murilo Passos

Mediação: Mycra Alves

Local: Casa Vale do Dendê – Sala Vatapá

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

10h50 às 11h50: CONEXÕES CRIATIVAS – Oficina “Arte de Rua”

Descrição:
A oficina pretende explorar a possibilidade da tecnologia artística visual e como usá-la para intervir na cidade. Investigando a importância de trabalhar com uma arte efêmera, pelo viés da experiência, o encontro girará em torno de discussões sobre o tempo e a memória, vivenciando os processos do trabalho.

Ministrante: Éder Muniz (Calangos):

Local: Casa Vale do Dendê – Sala Mungunzá

Inscrições: Sympla

13h às 14h30: CONEXÕES BLACK MONEY – Pitching Show

Descrição:
As sessões de pitching show do Salvador Capital Afro serão realizadas em dois dias de festival com nove miniapresentações dos segmentos de música, audiovisual, empreendedorismo e afroturismo, onde os profissionais terão oportunidade de mostrar seus empreendimentos, negócios, projetos e produtos para o público do festival.
Participantes: Roseane Moreira/Minha Cesta; Taís Rocha Ribeiro – Aimö Tech.

Local: Casa Vale do Dendê – Sala Vatapá

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

LOCAL: PALACETE TIRA-CHAPÉU

09h às 17h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Exposição Afrotonizar

Descrição: Afrotonizar é uma plataforma de articulação e formação de criativos, artistas e profissionais da arte e da cultura que busca o fortalecimento de redes de jovens negres e indígenas através de diferentes linhas de abordagem metodológica, criando momentos de conexão com outras possibilidades de narrativa. Especialmente para o Salvador Capital Afro, Afrotonizar apresenta uma curadoria com trabalhos de 8 artistas visuais que estarão expostos durante os dias do festival no Palacete Tira-Chapéu.

09h às 10h30: CONEXÕES CRIATIVAS – Painel Audiovisual “Obras Audiovisuais: Construção e Uso de Memórias da População Negra”

Descrição: O painel propõe uma troca sobre os filmes que afirmam identidades individuais que, somadas, configuram a identidade coletiva formam o cinema negro brasileiro. Reconstruindo memórias individuais, os filmes constroem a memória coletiva do negro. Ao trabalharem memórias pessoais, os filmes abordam a memória coletiva do negro a partir de temas como a escravidão e a ancestralidade africana que serão temas discorridos nesta troca.

Participantes: Felipe Choco; Iris de Oliveira; Elson Rabelo

Mediação: Izabel Melo

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

10h50 às 12h20: CONEXÕES BLACK MONEY – Painel Empreendedorismo “O Ouro da Casa”

Descrição:
Conheça negócios criados e liderados por afroempreendedores de Salvador que já ultrapassaram os limites do território baiano. O painel visa trazer diálogos com empreendedores locais acerca da projeção de seus projetos e como isso impacta o desenvolvimento da cidade de Salvador.

Participantes: Igor Leo Rocha; Gustavo Alves; Lorena Ifé – Afrodengo

Mediação: Gabriel Leal – Inventivos

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

LOCAL: WISH HOTEL

8h30 às 12h: CONEXÕES ESTRATÉGICAS – Encontro Municipal de Combate ao Racismo Institucional

Descrição:
O Encontro Municipal de Combate ao Racismo Institucional é um evento formativo técnico-cultural realizado anualmente em alusão ao mês da Consciência Negra e em cumprimento às estratégias do PCRI, para a qualificação continuada no enfrentamento ao racismo institucional, destinado a servidores/as de todos os órgãos e entidades da Prefeitura de Salvador, com foco nos membros do Comitê e Núcleos Internos do PCRI.

Inscrições: Evento restrito aos colaboradores da Prefeitura Municipal de Salvador

LOCAL: LARGO TERREIRO DE JESUS

18h às 21h – CONEXÕES ARTÍSTICAS – Showcases

Descrição:
O palco dos showcases é uma vitrine para artistas soteropolitanos apresentarem seus trabalhos musicais para plataformas, players e empresas presentes no Festival Salvador Capital Afro, em um momento de interação com o público do evento.

Artistas: Samba Ohana; Irmãos no Couro; Gal do Beco; Samba Fogueirão.

 

03/12 – SÁBADO

 

LOCAL: CASARÃO LASBONFIM

10h às 12h: CONEXÕES BLACK MONEY – Painel de Música “Kwai: Estratégias para distribuição digital e o impacto de vídeos curtos”

Descrição:
O painel apresentará formas de desenvolver uma estratégia de distribuição digital para artistas e grupos e quais ferramentas utilizar para ampliar o alcance de uma obra, neste ambiente, a partir dos casos de sucesso da distribuidora Altafonte e do aplicativo Kwai.

Participantes: Fabrício Nobre; Verônica Pessoa (Altafonte):

Mediação: Mariella Santiago

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

14h às 16h: CONEXÕES BLACK MONEY – Oficina de Empreendedorismo “Experiência do Cliente para Pequenos Negócios”

Descrição:
Torne sua empresa a queridinha do mercado aprendendo novas maneiras de melhorar a experiência do cliente. Nessa oficina, você vai aprender conceitos e ferramentas práticas para capturar o sentimento do cliente, aumentar a fidelidade, reduzir custos operacionais e garantir o crescimento de longo prazo.

Ministrante: Brunno Barranco

Inscrições: 30 vagas – Sympla

16h às 18h: CONEXÕES BLACK MONEY – Talk de Empreendedorismo “Como tirar sua ideia do papel”

Descrição: Para muitas empreendedoras, o plano de negócios é quase um pesadelo. O documento exige dados e informações que quem está começando um negócio do zero normalmente não tem. Neste espaço, Monique Evelle, CEO do Inventivos, trará ferramentas de planejamento estratégico de um negócio.
Ministrante: Monique Evelle
Inscrições: 30 vagas – Sympla

LOCAL: CASA VALE DO DENDÊ

09h às 12h / 14h às 18h: CONEXÕES BLACK MONEY – Mentoria de Afroturismo (LAB SCA)

Descrição:
Realizada pela Diaspora.Black, a mentoria de negócios no eixo Afroturismo tem como objetivo promover a evolução de iniciativas deste segmento em Salvador, buscando o fomento e o desenvolvimento do ecossistema com guias, agências, empreendedores, coletivos ou associações culturais.

Participantes:
Edison Costa (Rede Mundi)
Formação 1: “Construção de Roteiros” com Eldon Novaes (SSA)
Formação 2: “Precificação e Vendas” com Tania Neres (SSA)
Formação 3: “Marketing Digital para o Turismo de Experiência” com Rosangela Gonçalves – SEBRAE (SSA)

Mediação: Antônio Pita

Local: Casa Vale do Dendê – Sala Mungunzá

Inscrições: Atividade voltada para profissionais previamente inscritos nas mentorias.

10h às 12h: CONEXÕES BLACK MONEY – Painel de Empreendedorismo “Como incentivar o consumo o ano inteiro”

Descrição:
Salvador é uma cidade que atrai uma quantidade relevante de turista no verão. Mas como impulsionar o consumo local o ano inteiro? Como criar estratégias de atração de pessoas para a capital baiana durante os 12 meses do ano? Essas são algumas perguntas que serão respondidas neste painel.

Participantes: Rafaele Libório; Patrick Fortuna; Mônica Tavares

Mediação: Ana GB

Local: Casa Vale do Dendê – Sala Vatapá

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

16h às 18h: CONEXÕES CRIATIVAS – Painel Audiovisual “Trajetórias Profissionais no Audiovisual”

Descrição:
O painel Trajetórias Profissionais no Audiovisual pretende ser um espaço de partilha sobre trajetórias, experiências e evolução do mercado cinematográfico, assim como de discussão acerca do cenário criativo soteropolitano.

Participantes: Claudia Gonçalves; Juh Almeida; Raphael Barbosa

Mediação: Heraldo de Deus

Local: Casa Vale do Dendê – Sala Vatapá

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

9h às 11h: CONEXÕES CRIATIVAS – Painel Afroturismo “Práticas Antirracistas no Trade Turístico”

Descrição:
Quais são os principais passos que os players do turismo precisam seguir para alcançar o viajante negro? A partir dessa pergunta central, o debate Práticas Antirracistas no Trade Turístico pretende apontar caminhos e alternativas para enfrentamento ao racismo estrutural neste segmento.

Participantes: Hubber Clemente; Luciano Lopes; Tania Cachoeira

Mediação: Carlos Humberto da Silva Filho

Local: Casa Vale do Dendê – auditório

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

14h às 15h: CONEXÕES BLACK MONEY – Oficina de Empreendedorismo “Ferramentas digitais”

Descrição:
A transformação digital acelerou o comportamento das pessoas, principalmente da forma como compram e vendem produtos e serviços. Nesta oficina, os empreendedores vão conhecer ferramentas digitais para impulsionar as vendas e comunicação dos seus negócios.

Ministrante: Thiago Rodrigues

Local: Casa Vale do Dendê – auditório

Inscrições: 30 vagas – Sympla

14h – 15h30: Painel CRIATIVIDADES “Salvador, Patrimônio e Gestão Cultural”

Descrição:
Este painel pretende trazer diálogos que encaminham para uma compreensão sobre a construção da gestão de espaços culturais e a compreensão sobre o fomento de patrimônios imateriais elencando a importância da ocupação destes sítios e sobre a produção de pautas conectadas à preservação da memória negra. A conversa terá como case o centro histórico de Salvador e suas ações culturais, sendo este um dos mais importantes exemplares ativos da cidade.

Participantes:

Chicco Assis: Artista, pesquisador, produtor e gestor cultural, é Gerente de Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Mattos (FGM) em Salvador, sendo responsável pelo Teatro Gregório de Matos, Casa do Benin, Café Teatro Nilda Spencer, Espaço Cultural da Barroquinha e os Espaços Boca de Brasa.

Vagner Rocha: Doutor em Estudos Étnicos e Africanos, especialista em Gestão Cultural, mestre em Cultura e Sociedade e graduado em Comunicação, todos pela UFBA, Vagner estuda as relações entre comida, religião e cultura em Salvador-BA, especialmente as questões ligadas à culinária afro-baiana e às religiões de matriz africana. Atualmente, está na Gerência de Patrimônio Cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e é responsável pela pesquisa e apresentação do podcast Viagem Gastronômica com Dr. Dendê.

Mediação

Vânia Dias: Jornalista.

Local: Casa Vale do Dendê – Sala Vatapá

15h10 às 16h10: CONEXÕES CRIATIVAS – Oficina “Folhas e a cura através dos saberes ancestrais”

Descrição: Utilizando a partilha de saberes ligados às folhas e ervas como matéria-prima, a oficina irá promover uma troca sobre a força desses conhecimentos humanos milenares que são mantidos até hoje através da sabedoria popular e que garantiram e garantem a manutenção da memória ancestral afrobrasileira.
Ministrante: Gilmar Sampaio

Local: Casa Vale do Dendê – auditório

Inscrições: 30 vagas – Sympla

LOCAL: PALACETE TIRA-CHAPÉU

9h às 17h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Exposição Afrotonizar

Descrição: Afrotonizar é uma plataforma de articulação e formação de criativos, artistas e profissionais da arte e da cultura que busca o fortalecimento de redes de jovens negres e indígenas através de diferentes linhas de abordagem metodológica, criando momentos de conexão com outras possibilidades de narrativa. Especialmente para o Salvador Capital Afro, Afrotonizar apresenta uma curadoria com trabalhos de 8 artistas visuais que estarão expostos durante os dias do festival no Palacete Tira-Chapéu.

9h às 10h30: CONEXÕES CRIATIVAS – TALK TIRA-CHAPÉU: Case do Afroturismo em Gana*

Descrição:
O TALK TIRA-CHAPÉU é um espaço de partilha voltado a temas de ampla relevância em diálogo com a cidade, objetivando o compartilhamento de experiências de sucesso dos segmentos de empreendedorismo, afroturismo, cultura e artes, bem como assuntos relevantes que conectam Salvador com o mundo. Apresentado por Abena Busia, embaixadora de Gana no Brasil, vamos ouvir o case do Afroturismo em Gana, que se tornou o destino mais procurado por turistas afroamericanos.

Convidada: Abena Busia (GAN)

Mediação: Monica Santana

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.
*tradução simultânea

11h às 12h: TALK TIRA CHAPÉU: Case Festival Afrofuturismo

Convidado:

Paulo Rogério: Cofundador da aceleradora Vale do Dendê, Paulo Rogério é um dos maiores especialistas em diversidade étnico-racial no Brasil. Empreendedor, publicitário, palestrante e consultor, com mais de 15 anos de experiência em comunicação, inovação e diversidade. Eleito um dos 100 Changemakers (agentes de mudança) fora do Vale do Silício pela revista Rest Of The World, é considerado um dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização global MIPAD, parceria da ONU.

14h às 15h30: CONEXÕES CRIATIVAS – TALK TIRA CHAPÉU: Salvador pelo projeto de futuro das mulheres negras

Descrição:
O TALK TIRA CHAPÉU é um espaço de partilha voltado a temas de ampla relevância em diálogo com a cidade, objetivando o compartilhamento de experiências de sucesso dos segmentos de empreendedorismo, afroturismo e artístico, bem como assuntos relevantes que conectam Salvador com o mundo. Por meio de um rico encontro entre Dayse Sacramento, CEO da plataforma Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, e a promotora de justiça Dra. Livia Santana Vaz, vamos ouvir sobre os desafios e projeções de futuro das mulheres negras em Salvador.

Convidadas: Dayse Sacramento; Livia Santana Vaz

Mediação: Monica Santana

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

16h às 17h30: CONEXÕES CRIATIVAS – Painel “Salvador e Memória”

O painel discutirá sobre as composições e criações artísticas/ culturais que foram essenciais para o fortalecimento da Cidade de Salvador enquanto diáspora africana. Uma cidade riquíssima  em patrimônio histórico, cultural, econômico e arquitetônico que reflete a luta e resistência da população negra que transformou  Salvador um verdadeiro ‘‘território africano’’, sendo a  cidade mais negra fora da África.

Participantes: 

Tiganá Santana

Urânia Munzanzu

Antonio Olavo

Mediação: 

Val Benvindo

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.

LOCAL: PRAÇA DA SÉ

09h às 17h: CONEXÕES BLACK MONEY – Feira AFROBIZ

Descrição: O AFROBIZ Salvador é uma plataforma online de marketplace para produtos e serviços de afroempreendedores de Salvador, além de promover rodadas de negócios voltadas para o protagonismo econômico dos atores do afroturismo. No Festival Salvador Capital Afro, acontecerá a Feira AFROBIZ, com a presença de 100 empreendedores de diversos segmentos.

14h às 17h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Feira AFROBIZ

Descrição:

A Bahia é palco da criação de ritmos e movimentos culturais que marcaram gerações. A Feira AFROBIZ abre espaço para celebrar a história da música soteropolitana. 

Shows Musicais: 

Filhos do Congo: O afoxé Filhos do Congo é uma associação de cunho histórico, criada por escravos bantos trazidos para o Brasil do Reino do Congo, que tornaram-se negros brasileiros formando parte do povo da Bahia. À frente do grupo musical está Nadinho do Congo, fundador e uma das lideranças do bloco.

Wilson Café: Soteropolitano nascido no bairro do Rio Vermelho, Wilson Café é um grande pesquisador de ritmos populares do norte e nordeste, como coco, ciranda, embolada e maracatu, que servem de base para músicas com clima pop em que se percebem influências da black music e suas derivações.

LOCAL: LARGO TERREIRO DE JESUS

17h às 21h – CONEXÕES ARTÍSTICAS – Showcases

Descrição:
O palco dos showcases é uma vitrine para artistas soteropolitanos apresentarem seus trabalhos musicais para plataformas, players e empresas presentes no Festival Salvador Capital Afro, em um momento de interação com o público do evento.

Artistas: Danzi; Prince Áddamo; Ravi Lobo; Dão; Melly; Panteras Negras

LOCAL: LARGO DO PELOURINHO

10h às 12h: CONEXÕES CRIATIVAS – Rolê Afro com Nilzete dos Santos: A Festa de Santa Bárbara

Descrição:
Experiência turística focada no sincretismo religioso da Bahia. Apresentação sobre Santa Bárbara e sua devoção para os católicos como representação da força das mulheres na Igreja. Apresentação dos elementos de referência com as religiões de matriz africana em Salvador, a partir das características da orixá Iansã.

Guia: Nilzete Santos

Inscrições: A atividade é aberta ao público, com o limite de 25 pessoas de acordo com a ordem de chegada. O ponto de encontro será na Fonte do Terreiro de Jesus, onde haverá o controle de chegada e entrega de pulseiras de acesso distribuídas pela produção.

 

04/12 – Domingo

 

LOCAL: PRAÇA DA SÉ

09h às 17h: CONEXÕES BLACK MONEY – Feira AFROBIZ

Descrição:
O AFROBIZ Salvador é uma plataforma online de marketplace para produtos e serviços de afroempreendedores de Salvador, além de promover rodadas de negócios voltadas para o protagonismo econômico dos atores do afroturismo. No Festival Salvador Capital Afro, acontecerá a Feira AFROBIZ, com a presença de 100 empreendedores de diversos segmentos.

14h às 17h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Feira AFROBIZ

A Bahia é palco da criação de ritmos e movimentos culturais que marcaram gerações. O palco da Feira AFROBIZ abre espaço para celebrar a história da música soteropolitana. 

Shows Musicais: 

A Mulherada: Banda que possui uma trajetória de 21 anos e tem como diferencial a luta pela defesa dos direitos das mulheres negras. A criação musical afrocentrada através do toque nos instrumentos percussivos e a mistura de ritmos afro-brasileiros revisitam as memórias ancestrais ressaltando a importância de afirmação das culturas e identidades negras e  a arte da diáspora.

Lobo Mall: O artista representa a cultura do Samba Junino, considerado patrimônio imaterial da Bahia, trazendo alegria e muito samba no Centro Histórico de Salvador.

LOCAL: LARGO TERREIRO DE JESUS

09h às 10h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Contação de histórias e Oficina Infantil de brincadeiras africanas com Nini Kemba

Descrição:
A atividade apresenta a literatura infantil como um instrumento a ser disseminado mediante a contação de histórias africanas que provdaca o entendimento sobre a construção de identidade cultural afro-brasileira, como também a inclusão sociocultural na construção de novos paradigmas que valorizem a cultura afrodecendente.
Niní Kemba Náyọ̀

10h às 12h / 14h às 17h: CONEXÕES CRIATIVAS – Tendas Temáticas para Infância

Descrição: O Festival Salvador Capital Afro oferece experiências múltiplas para crianças através de tendas distribuídas no Largo do Cruzeiro com atividades de tranças, desenho e pintura.

10h às 11h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Espetáculo Infantil Sarauzinho da Calu

Descrição: A narrativa de uma menina negra é abordada a partir das histórias que ela escreve em seu bloquinho, criando um universo alternativo carregado de símbolos da cultura afro-brasileira, afirmando a importância de falar dos sonhos das crianças negras. De forma lúdica, criativa e transformadora, a montagem retrata a transmissão de conhecimento através da oralidade, como contação de histórias, poemas e canções infantis compostas especialmente para a obra.

11h às 12h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Show musical com Lilica Rocha

Descrição: Expoente na cena musical, Lilica Rocha tem 8 anos e é cantora, atriz, compositora, apresentadora e multi-instrumentista. De maneira espontânea, criativa e potente, seus vídeos tocando e interpretando grandes canções da Música Popular Brasileira fazem sucesso nas redes sociais. Criada em Itapuã, bairro de Salvador, Lilica irá proporcionar ao público do Festival Salvador Capital Afro a oportunidade de conferir ao vivo todo o seu talento.

14h às 15h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Contação de histórias e brincadeiras africanas com Afroinfância

Descrição: O projeto Afroinfância tem como objetivo estimular práticas, ações e vivências em torno da infância e suas especificidades a partir de experiências afrocêntricas de educação, além de valorizar os conhecimentos produzidos em solo africano e pelos/as negros/as em diáspora.

16h às 18h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Shows Musicais

Xarope MC: O rapper baiano Xarope MC, é um dos nomes de destaque do hip hop nacional e acaba de lançar seu single “Escritores da Liberdade” com a participação do mineiro Djonga.
Aspiral do Reggae

LOCAL: PRAÇA DA CRUZ CAÍDA

18h às 20h: CONEXÕES ARTÍSTICAS – Show de Encerramento

Descrição: Para celebrar o primeiro ano de realização do evento, o Festival Salvador Capital Afro convida a todes para curtir um show especialmente criado para a ocasião, com as participações de Larissa Luz, Russo Passapusso, Ganhadeiras de Itapuã, Lazzo Matumbi e Hiran.