Banner - Lista Negra: de 1 até 5 de fevereiro
EVENTOS

Lista Negra: de 1 até 5 de fevereiro

A agenda cultural com a nossa cara! Aquela música que a gente ouve, o jeito de festejar e dançar. Aqui você encontra os eventos mais legais de Salvador

A celebração de Iemanjá, 2 de fevereiro, completa 100 anos em 2023. Divindade afro-brasileira é a única a ter festejos sem associação com o catolicismo. Preparamos uma matéria linda para você conhecer ainda mais sobre a Rainha do Mar. Leia neste link.

Se você está em Salvador e quer ir participar, as festas começam ainda no dia 01, com o cortejo da alvorada e entrega de presentes à ela, Mãe d’Água. Tudo acontece na orla do Rio Vermelho, e são muitas comemorações. Aqui também reunimos a programação de várias coisas legais que estão acontecendo em Salvador.

Veja estes e outros eventos a seguir, dia a dia:

Quarta-feira, dia 01 de fevereiro

Serviço

Nome do evento: Ministereo Público Sound System saúda Yemanjá – ano 18
Local: Rua Ilhéus, 114 (Antiga Teopos), Rio Vermelho
Horário: a partir de 12h (meio dia).
Mais informações neste link.

Resumo: Dia 2 de fevereiro, dia da Festa de Iemanjá. Na Bahia, uma celebração carregada de significados. É dia de, mais uma vez, mergulhar no mar da Cultura Sound System junto do Ministereo Público, com participação especial de @bnegaooficial. São 18 anos de Ministereo Público Sound System e a festa acontece na Rua Ilhéus, 114 (Antiga Teopos), Rio Vermelho, a partir de 12h (meio dia).

Nome do evento: Iemanjá Protege Quem Protege o Mar – Grupo Nzinga
Local: R. Alto da Sereia, n° 2/3° andar, Rio Vermelho
Horário: de 31 de janeiro a 05 de fevereiro
Mais informações neste link.

 

Resumo: somos o presente de nossas ancestralidades! Depois de três anos, estamos de volta. Nos permitiram atravessar a tormenta da morte e da desesperança e queremos agradecer a possibilidade de retomarmos encontros e abraços, fortalecer redes e parcerias, sabendo que temos muito por celebrar, ainda que conscientes do muito mais ainda por lutar.

É com este espírito que lhe convidamos a participar desta edição do evento “Iemanjá protege quem protege o mar”, evento presencial que reunirá capoeiristas, mestres e mestras das culturas tradicionais e populares, para atividades de capoeira, oficinas de culturas populares e tradicionais, passeio histórico e muita confraternização. Desta vez, melhor ainda, porque teremos atividades em Salvador e no Recôncavo Baiano! Confira a programação neste link.

Nome do evento: FESTIVAL OFERENDAS VOLTA A CELEBRAR YEMANJÁ – 12ª edição
Local: Lálá Casa de Arte, na Rua da Paciência
Horário: dias 1° e 2 de fevereiro
Mais informações neste link.

 

Resumo: o centenário da Festa de Yemanjá no Rio Vermelho será celebrado com o retorno do Festival Oferendas ao Lálá Casa de Arte, na Rua da Paciência. Nos dias 1° e 2 de fevereiro, a 12ª edição do evento reunirá artistas e público para um presente musical para a Rainha do Mar, que acontecerá na varanda do espaço (Rua da Paciência, 329 – Rio Vermelho), voltada para a Praia da Paciência, com shows, performances e DJ sets.

Há onze anos, o Festival Oferendas acontece no Rio Vermelho como parte das celebrações para Yemanjá no dia 2 de fevereiro. O palco é voltado para a rua, na varanda da casa onde hoje se encontra o Lálá Casa de Arte, e os shows são gratuitos.

Entre os artistas confirmados, estão a cantora angolana Jéssica Areias com participação de Neila Kadhí, a banda Metá Metá com as participações de Alessandra Leão e Jadsa, o Coletivo Xaréu com participações de Mateus Aleluia Filho e Ana Paula Albuquerque, o rapper Hiran convidando Wendel, Sued Nunes e Marí Alves, Rei Lacoste com participações de Pivoman, Bebé e Giovani Cidreira, o cantor e guitarrista Felipe Cordeiro, Nara Couto com participação de Jonathan Ferr, Gabi Guedes, Felipe Guedes e Ellen Oléria e as cantoras Marcia Castro, e Josyara. Entre os shows, nove DJs também se apresentarão durante o festival: Adrielle Coutinho, Ubunto, Mozaum, Tutu Moraes, Jerônimo Sodré, Grace Kelly, Riffs, Carneiro e Patricktor4 já estão confirmados no controle das pickups. Acompanhe todas as novidades e atualizações sobre o festival em nosso perfil do Instagram @lalacasadearte.

Nome do evento: Yemanjá na Terroir
Local: Terroir Bar de Vinhos. R. da Fonte do Boi, 61 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-360
Horário: 01/02 | quarta-feira, a partir das 19h
Mais informações neste link.

 

Resumo: Yemanjá na Terroir, sim! Vamos brindar e celebrar a rainha do mar com muito vinho e espumante, comidinhas do mar (cardápio especial) e drinks, do jeito que a rainha gosta, e nós também! Na noite do dia 01 para 02/02, acontece em nossa rua a saída de alguns cortejos de presentes, mini trio, outras intervenções culturais e muita música. Temos uma prainha na nossa rua, você pode trazer suas flores e presentes. Apenas sob reserva, e já tá acabando.

Nome do evento: Programa Saúde no Museu
Local: Palacete das Artes, Graça
Horário: janeiro, fevereiro e março de 2023

 

Resumo: nos meses de janeiro, fevereiro e março, a Periodize, em parceria com o Palacete das Artes, está realizando o Programa Saúde no Museu. Com programação aberta ao público, o intuito é promover a saúde da população com a oferta de diversas modalidades de acordo com o cronograma semanal, como alongamento, saúde da coluna, dança e saúde e massoterapia em grupo.

Programa Movimento

Terças-feiras: 07h às 08h30 – 17h às 18h30
Quintas-feiras: 07h às 08h30 – 17h às 18h30

Saúde da Coluna
Quartas-feiras: 07h às 08h30 – 17h às 18h30
Sábados: 08h às 09h30

Dança e Saúde
Quartas-feiras: 17h às 18h30
Sábados: 09h30 às 10h20

Krav Maga
Quartas-feiras: 08h30 às 09h30

Alongamento
Sextas-feiras: 07h às 08h30

Massoterapia em grupo
Sábados: 09h30 às 10h

Integram a equipe os profissionais: Fernando Eduardo de Santiago (professor de Educação Física); Marcus Vinicius de Brito Santana e Vinícius Cardoso Lago (fisioterapeutas).

A Periodize é uma empresa de saúde especializada no movimento humano e suas relações com a promoção de saúde, prevenção, reabilitação e qualidade de vida. Atividades gratuitas.

Quinta-feira, dia 02 de fevereiro

Serviço

Nome do evento: Performance-Oferenda – o cortejo
Local: no trajeto entre Casa Rosa e Praia da Paciência
Horário: na alvorada do dia 02
Mais informações neste link.

 

Resumo: Performance-Oferenda, que acontece na alvorada do dia 02, no trajeto entre Casa Rosa e Praia da Paciência. Trata-se de um cortejo de mulheres caminhando juntas com suas cabeças de flores para saudar Iemanjá, para realimentar o pacto da vida em comunidade e para banhar a memória da cidade. Haverá, durante um dos dias de oficina, a participação especial da Filha de Oxum Iyamim Ominíbú – @iyamim.ominibu -, contando histórias de orixá e ativando o pensamento ritual e a conexão com Iemanjá e Oxum.

A Oficina-ação LAVAGEM é uma proposta poético-ritualística da Gameleira Artes Integradas, que nasce da compreensão de que a oferenda é parte do ciclo de reciprocidade que nos integra na dimensão comunal da vida, ativando as vias de comunicação com as forças materiais e invisíveis que nos regem. O trabalho integra arte, ritualidade, cura, ecologia e política e se baseia no princípio de que a criação poética é um modo de oferenda e que a ativação sensível provocada pelas artes é um valor não só para seres humanos, mas também para outras espécies, seres e entidades.

LAVAGEM é conduzida por Raiça Bomfim, que a idealizou junto com Olga Lamas, e vem sendo realizada desde o ano de 2017. Esta edição aconteceu de 29 de janeiro a 02 de fevereiro, tendo quatro dias de encontros criativos na Casa Rosa, Rio Vermelho, e um quinto dia de saída da Performance-Oferenda. A oficina inclui práticas de corpo, voz e movimento, agregadas a banhos de ervas, caminhadas na praia e ritos de cuidado coletivo, por meio dos quais é criada a Performance-Oferenda.

Nome do evento: Enxaguada de Yemanjá (4ª edição) – Carlinhos Brown
Convidados: Thiaguinho, Jau, Margareth Menezes e Timbaladies
Local: Vila Caramuru – Rio Vermelho
Horário: dia 2 de fevereiro, às 16h. Abertura dos portões: 15h
Mais informações neste link.

 

Resumo: fevereiro é um mês muito especial para a Bahia, com dias de celebração, festas e muita alegria. Mas, antes de os foliões se prepararem para correr atrás dos trios, é tempo de agradecer e reverenciar Yemanjá, a Rainha do Mar. O dia 2 de fevereiro é a data para celebrar essa entidade considerada a mãe de todos os Orixás e de todos os adultos e que reúne milhares de pessoas que vão até as águas presenteá-la. E para reverenciá-la com tudo o que ela merece, Carlinhos Brown vai comandar, pelo quarto ano, a Enxaguada de Yemanjá em Salvador, ao lado de convidados especiais como Thiaguinho, Jau, Margareth Menezes e Timbaladies (projeto desenvolvido por Brown, com formação 100% feminina), na Vila Caramuru, Rio Vermelho.

Nome do evento: Saúda Yemanjá! É festa no mar e festa no Bombar
Local: Bombar, Rio Vermelho
Horário: dia 02, das 11h às 22h.
Mais informações neste link.

Resumo: A festa mais tradicional do Rio Vermelho – e uma das festividades populares mais importantes da cidade – está de volta. O nosso amado 02 de fevereiro vai acontecer novamente e estamos ansiosos para viver esse dia com vocês mais uma vez. Dessa vez, a festa vai ser ainda mais especial, com tantos sorrisos e reencontros.

Iremos reunir nomes do pagode, pagotrap e samba para saudar a Rainha do Mar, e você não pode ficar de fora, né? Vão rolar apresentações de: Dj Assis / MULU (SP) / Fora da Real e convidados / Sistema Paggotrap e convidados / O Poeta (show completo) / Alvaro Réu. O evento será dividido em dois momentos: térreo durante o dia e primeiro andar à noite. O seu ingresso vale para os dois momentos.

Nome do evento: Só Shape Festival
Local: Só Shape Tabacaria. Rua João Gomes, 25
Horário: 1 e 2 de fevereiro
Mais informações neste link.

Resumo: é com imenso prazer que apresentamos nosso primeiro dia 2 de fevereiro, depois de anos longe dessa festa maravilhosa!

A partir do dia 1, já começa o babado com:
@malaykasn @karmaleoa @aeiolattina @thebigkini @apaulilo

Dia 2, depois do almoço, tem samba com a galera do @pagodedohb

E, do fim da tarde até a noite, vai rolar o agito na varanda com a rapaziada do @experienciajamaica, com participação de @carretadaonze @nahrauj0 @mcdo_one @ondasdekiese

Nome do evento: 2222 BOAT
Local: saída às 10h30 do Terminal Náutico de Salvador, Comércio (em frente ao Mercado Modelo). Retorno às 18hs ao local de partida.
Horário: sábado, 2, saída às 10h30
Mais informações neste link.

 

Resumo: o 2222 BOAT terá sua segunda edição no dia 2 de fevereiro de 2023. Com um line-up especial e uma galera alto-astral, iniciaremos os trabalhos com a entrega dos presentes no Rio Vermelho acompanhado de um pocket show surpresa em homenagem a Iemanjá. Depois, seguimos num passeio que durará o dia inteiro com muita música, drinks e as boas energias que só a Bahia dá.

O que vai rolar? A festa será OPEN BAR com drinks de gin, cerveja e água. Menu criado pelo Chef Matheus Almeida especialmente para nosso evento.* 2 pockets shows surpresa. Dj Borba aka Bloco Tarado Ni Você SP e Dj Sica (ssa)

*O menu do chef será servido ao longo do dia em porções individuais, para os que adquiriram ingressos all inclusive. Será servida 1 porção para cada pessoa: caldinho de frutos do mar, caldinho de aipim, saladinha de carne do sol com feijão verde e beiju, ceviche de banana com coco, farofa de cuscuz com camarão, escondidinho de fumeiro.

Sexta, dia 03 de fevereiro

Serviço

Nome do evento: Afrobaile – Afrocidade convida Josyara
Local: pátio da Igreja Santo Antônio
Horário: sexta, dia 03, a partir das 21h.
Mais informações neste link.

 

Resumo: a banda Afrocidade realiza seu Afrobaile pela primeira vez no Santo Antônio, na sexta, dia 03 de fevereiro, às 20h30, no Pátio da Igreja. A festa, idealizada e produzida pelo grupo há oito anos em Camaçari, traz para o palco o que há de mais novo nas expressões musicais afrodiaspóricas, embalado pela força e musicalidade dos ritmos baianos.

Nome do evento: Samba de Pretas – Ressaca à fantasia
Local: Bar Oliveiras. Rua direta do Santo Antônio 110
Horário: sexta, dia 03, às 19h
Mais informações neste link.

 

Resumo: Nada melhor do que #SAMBAR muito depois de saudar a nossa grande mãe Iemanjá. Com a alma lavada e na expectativa do #carnaval vamos festejar à fantasia lá no @oliveiras110 a partir das 19h. Valor: R$15,00

Nome do evento: Ensaio de Ska – com Skanibais, DJ Raiz e Banda Dystorção.
Local: Mercadão.CC, Rio Vermelho.
Horário: sexta, dia 03, às 22h.

 

Resumo: Nesta sexta (03), estaremos recebendo vários convidadxs, mais que especiais, para nosso Ensaio de Ska. Teremos a participação da Banda @dystorcao , do mestre @marcodystorcao , e quem vai colocar fogo na pixta será @djraiz , a partir das 22h, no @mercadao.cc .Ingresso: 30,00 – Pix 71991234420

Nome do evento: Exposição Màriwó – obras do artista Alberto Pitta
Local: Paulo Darzé Galeria (Corredor da Vitória)
Horário: visitação gratuita até 18/02, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 13h
Mais informações neste link.

 

Resumo: “O màriwó, também chamado igi opé, é a folha do dendezeiro, árvore sagrada do candomblé, consagrada para o orixá Ogun. Cada ramo é cuidadosamente desfiado e pendurado em portas e janelas de terreiros e casas de santos, com a função de proteger a energia desses espaços. A exposição ‘Màriwó’ apresenta obras do artista Alberto Pitta, um filho de Ogun, que emanam a força dos orixás, cujos mistérios, entretanto, se mantém protegidos por um trompe l’oeil de grafismos e ‘màriwós’”, texto de Daniel Rangel, curador da exposição.

A exposição Màriwó é um mergulho no universo do candomblé. Há 40 anos no cenário artístico e cultural da Bahia, o maior destaque do artista é o carnaval dos blocos afro, afoxés e de índios em Salvador. Nos últimos 25 anos, Alberto Pitta tem se dedicado também à produção e concepção artística do Cortejo Afro, bloco que vem se destacando pelo resgate de valores estéticos no carnaval de Salvador, com estampas, figurinos, adereços e alegorias, trazendo a arte de volta para as avenidas da cidade.

Nome do evento: Exposição “Um Tanto Do Que Somos” dos artistas plásticos baianos Gustavo Moreno e Roney George.
Local: Casa do Benin, no Pelourinho
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.
Mais informações neste link.

 

Resumo: a Casa do Benin, no Pelourinho, recebe até o dia 1° de abril de 2023 a exposição “Um Tanto Do Que Somos” dos artistas plásticos baianos Gustavo Moreno e Roney George. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h. A mostra, que faz parte da programação do “Diversão de Verão”, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), celebra o encontro dos dois artistas após um trabalho que realizaram juntos em 2008, na Itália.

A expressão artística de Roney George, de caráter mais figurativo, e a de Gustavo Moreno, mais abstrata, se fundem em obras que dialogam entre si como “Mulher Maravilha pra Iemanjá”, de George, e “Exu”, de Moreno, ao trazerem à tona temas como espiritualidade e identidade.

Com um olhar aberto à afrobaianidade, a exposição busca levar ao público a reflexão, como ressalta o artista Roney George. “Nos sentimos provocados por trabalhar linguagens que aparentemente parecem deslocadas, mas que se relacionam intensamente, são pólos de tensão e distensão. Os assuntos abordados dizem sobre nós mesmos, sobre nossa identidade, e esperamos que o público se identifique também”.

Nome do evento: Residência artística MUSAS no MAM
Local: sala 3 do MAM, Museu de Arte Moderna da Bahia, Avenida Contorno.
Horário: a partir de 20 de janeiro (abertura dia 20, às 16h). Museu de arte: aberto de terça a domingo, das 13h às 18h. Cinema e Café: segunda a segunda, a partir das 13h.
Mais informações neste link.

 

Resumo: a partir de 20 de janeiro, o coletivo @ilovemusas vai fazer parte do programa de residência artística do @bahiamam. Serão 3 meses de diversas ações e atividades de todos os artistas envolvidos. A ação ocupa a sala 3 do MAM, mostrando toda a força e história desse potente coletivo de arte de rua. Mais do que um museu a céu aberto, o MUSAS é um movimento cultural. Nasceu em 2013, fazendo da arte uma força propulsora de transformações sociais.

Artistas participantes:

@julion10o
@bigodosapo
@marcosprisk10
@ixlutx
@questaoalmada
@netofurone.tattoo
@namoralsagaz
@pipino_one
@hard.cores
@dk.oito
@sidquegrafita
@lipe10o
@driconascimento
@galvao_art

Sábado, dia 04 de fevereiro

Serviço

Nome do evento: YAYÁ MASSEMBA
Local: Casa da Mãe, Rio Vermelho
Horário: sábado, dia 04, às 21h.
Mais informações neste link.

 

Resumo: O YAYÁ MASSEMBA, grupo de mulheres do samba, formado no Vale do Capão, Chapada Diamantina, vai fazer um samba especial no dia 04/02 na @casadamaeoficial , com várias participações. Adquira seu ingresso com valor promocional: 1° lote de ingressos R$20 no pix bandayayamassemba@gmail.com.

Nome do evento: Palhaços do Rio Vermelho
Local: concentra na rua da Paciência, Rio Vermelho.
Horário: sábado, dia 04
Mais informações neste link.

 

Resumo: o tradicional movimento cultural do Carnaval de Salvador, “Palhaços do Rio Vermelho” anunciam retorno na festa em 2023. O desfile volta a acontecer no dia 4 de fevereiro. O projeto, que tem como objetivo o resgate da cultura popular por meio de um carnaval tradicional à fantasia, não acontecia há 2 anos, desde o início da pandemia de Covid-19. O evento é gratuito e sai em desfile pelas ruas do Rio Vermelho. O horário de início do cortejo em 2023 ainda não foi confirmado, mas, em anos anteriores, aconteceu por volta das 16h.

Domingo, dia 05 de fevereiro

Serviço

Nome do evento: 3º Festival Cultural da Paz 2023
Atrações: com Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro e Gerônimo.
Participações: Gilberto Gil, Daniela Mercury, Magary Lord, Afrocidade, Filhos da Bahia, Vandal e mais.
Local: no Largo do Pelourinho
Horário: dia 5 de fevereiro, domingo, a partir das 14h.
Gratuito
Mais informações neste link.

 

Resumo: Os Filhos de Gandhy, o maior e mais antigo afoxé da Bahia, completa este ano, 74 carnavais, semeando a paz na Avenida. Como todos os anos, antes da folia, realiza seu festival, trazendo diversas atrações de peso, e, mais uma vez, não poderia deixar por menos. No domingo, 05 de fevereiro, no Largo do Pelourinho, a partir das 14h, vão rolar apresentações do Cortejo Afro, Geronimo Santana, banda Show Gandhy e dos convidados Gilberto Gil, Daniela Mercury, Magary Lord, Afrocidade, Filhos da Bahia, Vandal e muito mais. O evento é gratuito.

Nome do evento: Ensaio Geral do Ilê Aiyê
Convidados: Daniela Mercury e Ministereo Publico
Local: Senzala do Barro Preto.
Horário: Domingo, 05/02/2023. Abertura dos portões: 15h
Mais informações neste link.

 

Resumo: No Ensaio Geral do Ilê Aiyê quem faz as honras da casa é a dona da festa. Responsável pelo show de abertura, a banda do bloco afro mais antigo do Brasil vai apresentar um repertório recheado de clássicos como “Pérola Negra”, “Deusa do Ébano” e “Negrume da Noite”, além das novas canções que vão levar para avenida este ano, com letras relacionadas ao tema do carnaval de 2023 que é o “Agostinho Neto – Kilamba – Manguxi. Os 100 anos do herói nacional de Angola”. Os convidados para o esquenta de carnaval são a cantora Daniela Mercury e a Banda Ministereo Público sound system. Ingressos – Pista: R$R$70,00 (meia-entrada promocional). Camarote: R$120,00 ( meia promocional).

Nome do evento: Festival Malezinho • 2023 – Escolha do Rei e Rainha
Local: sede do Bloco Afro Malê Debalê, em Itapuã
Horário: a partir das 17h
Mais informações neste link.

 

Resumo: Festival Malezinho • 2023 – Escolha do Rei e Rainha

Neste domingo, dia 05, vai acontecer o Festival Malezinho 2023 – Escolha do Rei e Rainha, uma noite de encanto e muita alegria. Um momento especial para toda a nação Malê Debalê!

O projeto social Malezinho traz em sua essência o fortalecimento e valorização das nossas crianças através da arte educação (tendo a dança como fio condutor). Coroar uma criança Preta é a continuidade da nossa história • Revolta dos Malês!

O Festival acontecerá na sede do Bloco Afro Malê Debalê, em Itapuã, a partir das 17h. As inscrições vão até dia 01 de fevereiro, na Sede do Bloco, ou com a Coordenação de Dança Malê Debalê. Podem participar crianças de 07 a 11 anos e é necessário que estejam matriculados(as) na escola.

Nome do evento: Roda de Timbau do Candeal
Local: Bica do Candeal. 2A Tv. 18 de Agosto, 20-42 – Candeal, Salvador – BA, 40296-130
Horário: 05 de fevereiro de 2023, às 15 horas
Mais informações neste link.

Resumo: o ano finalmente começou! E já temos um encontro marcado no @bahiapercussioncamp no Candeal. Vamos tocar tambor e trazer boas energias nesse ano lindo que nos espera. Vai ser neste domingo, dia 05 de fevereiro, às 15 horas.

Nome do evento: Festival Êta – Ensaios do Parango
Atrações: Parangolé | Turma do Pagode | Di Propósito
Data: 05 de fevereiro, domingo
Local: Arena Fonte Nova
Mais informações neste link.

Além da banda anfitriã liderada por Tony Salles, o evento conta com shows completos da Turma do Pagode e do grupo Di Propósito. O Parango promete ferver a capital baiana nesse ensaio único, com muita energia e repertório cheio de hits.
O Festival Êta estreou com a banda É o Tchan, para comemorar os 30 anos do grupo baiano, e agora aposta no Ensaio do Parango para somar ao projeto. Os ingressos estão à venda no site e app Balada App ou nos pontos de venda físico Lojas Melissa dos principais shoppings, Pida!, Balcão de Ingressos, Ingressos Bahia e QueroAbadá.

Nome do evento: Último Mercado Iaô- Ganhadeiras de Itapuã, Margareth Menezes Daniela Mercury, Nêssa e Afrodisíaco
Local: Mercado Iaô. Praça Conselheiro Nabuco, 33 – Ribeira, Salvador – BA, 40420-590
Horário: domingo, dia 5 de fevereiro, das 10h às 20h.
Mais informações neste link.

Resumo: o próximo dia 5 de fevereiro promete movimentar a Ribeira, com a realização da última edição do Mercado Iaô Verão 2023. Na data, o público aproveitará para curtir a apresentação de samba de roda do grupo Ganhadeiras de Itapuã, que receberá dois ícones da música: Daniela Mercury e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. A cantora Nêssa também será uma das convidadas. O evento, um dos mais badalados do pré-Carnaval, ainda terá show de abertura comandado pela banda Afrodisíaco. Acha que acabou? Jorge Fogueirão conduzirá o público com um delicioso Samba Junino no Cortejo Iaô. A última edição do evento começará às 10h, seguindo até as 20h, reunindo gastronomia, feira com diversos produtos e serviços criativos oferecidos por empreendedores negros.

Nome do evento: Escuna Sound System nº 5
Local: Terminal Turístico Náutico da Bahia. Avenida da França, s/n – Comércio
Dia: 4 de fevereiro (sábado)
Mais informações neste link.

A Escuna Sound System nº 5 acontece no dia 4 de fevereiro (sábado), com uma programação muito especial, que embala dois anos de recessos pandêmicos e saudades da pista de dança flutuante mais refrescante do seu verão.
Sairemos às 8h da manhã do terminal náutico do Comércio e te esperaremos a bordo com aquele café da manhã no capricho que já faz parte da nossa assinatura. Propagaremos nossas ondas sonoras pela Baía de Todos-os-Santos durante o dia inteiro. Dançaremos, mergulharemos, vamos parar para almoço, prainha, e atracamos de volta em Salvador por volta das 18 horas.

Mais detalhes e line-up serão revelados em breve, mas podemos garantir a qualidade de sempre: grave batendo, energia inebriante, músicas de sistemas de som de origem jamaicana, baiana e afrodiaspórica. Cada atração selecionada com muito carinho para garantir os deleites sensoriais que a experiência da Escuna Sound System entrega. Sobre a meteção de dança e vento nos cabelos para todes, nem precisamos falar, né? Vagas limitadas.

Nome do evento: Lavagem Casa Bar
Local: Casa Bar. Pernambués – 1A Travessa Pinto, n.83A
Horário: dia 05/02 (domingo), a partir das 12h
Mais informações neste link.

Resumo: de ponta a ponta, vamos lavar a nossa comunidade. A defumadinha, o samba e o pagode são os principais destaques da nossa história. A nossa primeira lavagem vai trazer ainda mais força para a favela. Esse é o pontapé inicial de uma grande história que vamos construir em 2023. O convite está feito: dia 05/02 (domingo), a partir das 12h, temos um grande encontro marcado. Nossa primeira atração a Bahia conhece muito bem: nada mais nada menos que a família da Banda Pagod’art (@bandapagodart). Já viu, né?!