Rolê do fim de semana: 04, 05 e 06 FEV
Publicado em 04.02.2022 às 10h 35 - atualizado em 04.02.2022 às 10h 45
Se ligue nas dicas que preparamos para seu fim de semana! Salvador é massa e cheia de experiências.
Sexta, dia 04 de fevereiro
Quem ainda não conseguiu visitar a exposição coletiva do 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, e a exposição Homenagem ao Percurso ainda pode conferir a programação até 27 de fevereiro. A exposição segue aberta e gratuita, mediante comprovação vacinal, de terça a domingo, das 13h às 18h no Palacete das Artes, bairro da Graça, em Salvador.
Ver essa foto no Instagram
Não longe do Palacete das Artes, no bairro do Campo Grande, no Teatro Castro Alves (TCA), o filme “A Cidade que Habita em Mim” terá novas sessões neste final de semana. As exibições acontecem na Sala do Coro, em dois horários (16h e 18h).
Ver essa foto no Instagram
Ali pertinho, você pode curtir um dos melhores pores do sol de Salvador no Baía Sunset Bar, no Largo dos Aflitos. O bar oferece, além de cerveja, ótimos drinks e sempre uma atração musical. O local abre às 16h e é recomendado chegar cedo para garantir uma mesa com vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos.
Ver essa foto no Instagram
Serviço
8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
Local: Palacete das Artes, bairro da Graça, em Salvador
Data: até 27 de fevereiro
Horário: de terça a domingo, das 13h às 18h
Resumo: Criado em 2008, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, chega à oitava edição. Estão na exposição os trabalhos dos quatro vencedores e outros 11 ensaios fotográficos, que também vão integrar o Catálogo Virtual e a Exposição Coletiva (física e virtual) do Prêmio. A mostra tem curadoria de Eder Chiodetto, que também integrou a comissão de seleção do prêmio.
A Cidade que Habita em Mim
Local: Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), Campo Grande
Data: SEXTA-FEIRA (04/02), SÁBADO (05/02), DOMINGO (06/02)
Horário: em dois horários (16h e 18h)
Resumo: Para assistir ao filme, é necessário doar 1kg de alimento ou água e apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19. A doação será destinada às vítimas das fortes chuvas que atingiram a Bahia. A capacidade de público da Sala do Coro é de 50%, com 88 poltronas disponíveis. “A Cidade que Habita em Mim” celebra os 40 anos do BTCA e fala da ligação da companhia com a cidade de Salvador. O filme une dança e cinema, como fios que compõem o roteiro dramatúrgico do projeto, para a construção de uma obra híbrida, conduzida pelas memórias e pelo cotidiano das/os habitantes da capital baiana. Dirigido pela cineasta Maria Carolina, a obra tem coreografia assinada por Daniela Guimarães, Nildinha Fonseca e Fábio Vidal. A direção de fotografia é de Gabriel Teixeira. Renata Mota fez a Direção de Arte. Jarbas Bittencourt é responsável pela música. O figurino é criação de Alexandre Guimarães. O elenco é composto pelas bailarinas e pelos bailarinos do BTCA, sob a supervisão de Ana Paula Bouzas, nossa diretora artística.
Baía Sunset Bar
Local: Largo dos Aflitos, Dois de Julho
Horário: A partir das 16h
Mais informações: (71) 99248-9957 / @baia.sunset.bar
Sábado, dia 05 de fevereiro
O Almoço hoje vai ser de frente para o mar da Ribeira. Lá encontramos a Barraca da Helenita, no coração da avenida Beira Mar. Além da bela vista, os preços do local são bem convidativos. Também há diversas opções de entradas, como peixes, lambreta e codorna, e um ótimo caldo de sururu. Nossa sugestão é o prato “Sertanejo com camarão”.
Ver essa foto no Instagram
Depois, vá para o bairro do Santo Antônio Além do Carmo, na exposição “Figas, Mãos Ancestrais”, do fotógrafo Roque Boa Morte. A mostra está no Espaço Cronópios, e segue até 16 de fevereiro. São 12 fotografias fazendo um mergulho no simbolismo de um dos amuletos mais populares que conhecemos no ocidente e a busca da atualização de seu significado em mãos afro-atlânticas.
Ver essa foto no Instagram
Para finalizar, vá passeando pelo bairro até o Antique Bistrô e experimente o cravinho artesanal produzido pelo próprio restaurante, o Cravinho Imperial.
Ver essa foto no Instagram
Serviço
Barraca da Helenita
Local: Avenida Beira Mar, Ribeira
Horário: 11h às 22h (todos os dias menos quarta-feira)
Mais informações: (71) 99301-8399 / @barracadahelenita
Exposição Figas Mãos Ancestrais por Roque Boa Morte
Local: Espaço Cronópios, localizado na rua direta do Santo Antônio, 179, Santo Antônio além do Carmo, Salvador/BA
Horário: de quarta a domingo, das 14:00h às 20:00h
Mais informações neste link.
Resumo: A exposição é formada por onze fotografias coloridas e uma em preto e branco – todas inéditas e que retratam as figas humanas afrodescendentes adornadas com jóias e signos que contam itans e orikis identificadores de arquétipos das divindades africanas e seus filhos.
Antique Bistrô
Local: Rua do Carmo, 6 – Santo Antônio Além do Carmo
Horário: terça, das 15 às 21h; quarta a sábado, das 13h às 21h; e domingo das 13h às 19h
Mais informações: @antiquebistro_
Resumo: O restaurante oferece diversas opções de pratos, como frutos do mar e comida baiana, mas o forte são as carnes “sugestões do chef”. Os destaques são a Bisteca Fiorentina, o Costelão do Chef e a prime rib. Já os drinks são a sensação do lugar, nossas sugestões são o cosmopolitan, a caipipeach e destaque para o cravinho artesanal produzido pelo restaurante, o Cravinho Imperial.
Domingo, dia 06 de fevereiro
Bora pegar uma prainha!? No pé da Avenida Contorno, coladinho ao Bahia Marina, tem uma pequena enseada de águas calmas e cristalinas. Lá está a Prainha do Mam – Museu de Arte Moderna da Bahia. O acesso terrestre pelo Parque das Esculturas está fechado temporariamente (obras no local!). A dica é ir até a “praia das pedrinhas” da Comunidade do Solar do Unhão e pegar um barquinho até lá: dois passeios em um!
Por ali pertinho tem várias opções maravilhosas para um belo almoço. Nossa sugestão de hoje é o restaurante La Pasta Gialla, na Praça Castro Alves. A casa, que tem cardápio assinado pelo chef paulista Sergio Arno, tem clássicos da comida italiana e um cardápio especial com opções para compartilhar enquanto assiste na varanda, de frente para o poeta Castro Alves, ao pôr do sol sobre a Baía de Todos-os-Santos. O restaurante fica no mesmo prédio do Cine Metha – Glauber Rocha.
Ver essa foto no Instagram
Termine o domingo assistindo ao espetáculo “Do Outro Lado do Mar”. A aclamada primeira versão brasileira da obra de Jorgelina Cerritos, uma das mais importantes dramaturgas de El Salvador, retorna em versão presencial no palco do Teatro Vila Velha de 29 de janeiro a 13 de fevereiro, sábados e domingos,às 16h. O espetáculo foi considerado um dos mais relevantes do primeiro semestre de 2021 e destacado nas categorias espetáculo, direção, ator e atriz pelo crítico teatral José Cetra do Palco Paulistano.
Serviço
Prainha do MAM
Local: Comércio
Horário: ver tábua de maré (a faixa de areia é pequena)
Mais informações neste link.
La Pasta Gialla
Local: Praça Castro Alves, s/n – Centro, Salvador – BA, 40020-160
Horário: de terça a domingo, das 11h45 às 22h
Mais informações: @lapastagiallassa
Espetáculo Do Outro Lado do Mar
Local: Teatro Vila Velha, Campo Grande
Data: Sábados e domingos, até dia 13 de fevereiro
Horário: às 16h
Preço: R$ 30 inteira e R$ 15 meia
Mais informações neste link.
Acontecendo perto de você
Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização: