Conheça a obra do Senhor Morto, com 2 mil fragmentos de pedras de rubi
Na ladeira do Carmo há uma parada imperdível. É a igreja da Ordem Terceira dos Irmãos Carmelitas. Contém uma riquíssima arquitetura, uma belíssima sacristia, catacumbas e a antiga senzala onde eram acolhidas pessoas escravizadas pelos irmãos carmelitas. Lá, está a imagem extraordinária do Senhor Morto, com 2 mil fragmentos de pedras de rubi em todas as chagas e gotas de sangue. Foi esculpida no século XVIII, pelo escultor Francisco Xavier das Chagas – o Cabra.
A escultura é uma peça única, em cedro, pesa 60 quilos, tem 1,80 m de altura e só sai da igreja na sexta-feira Santa. Seus braços são articulados, amarrados com couro de cordeiro.
No passado, era possível colocar a escultura com os braços abertos, ficando crucificado durante o cortejo. Segundo o Prior Paulo, o artista Francisco Xavier das Chagas – o Cabra, não tinha estudo, havia sido escravizado e teria talhado a obra com um canivete.
Aqui, ficava o Cristo na Coluna, também de autoria de Chagas, o Cabra. Hoje, a escultura está na sacristia da Igreja do Carmo, no prédio ao lado.
Saiba mais…
A Ordem Terceira do Carmo foi instituída na Bahia em 1636, sendo apenas de 1709 o início da construção da igreja, que forma um monumental conjunto arquitetônico com o convento e igreja do mesmo nome. A atual igreja, contudo, é posterior a 1788, quando um incêndio destruiu aquela primitiva, sendo inaugurada em 1803 e concluída em meados daquele século.
Em alvenaria de pedra e tijolo, o edifício atende a um vasto programa arquitetônico que, além de igreja, compreende sacristia, casa da mesa, casa dos santos, ossuário, galerias, etc. Seu partido segue a planta típica das igrejas matrizes setecentistas, com nave única com coro, corredores laterais superpostos por tribunas e sacristia transversal no fundo da capela-mor.
Serviço
Endereço: R. do Carmo – Santo Antônio Além do Carmo
Telefone: 71 3326-9432
Missas: 1º dom/mês – 9h
Visitação: 5,00 Seg a sex – 9h às 12h e das 14h às 18h. Sab – 9h às 17h e Dom – 9h às 16h
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN neste link.