
Conheça o legado de amor e caridade do Anjo Bom da Bahia

Inaugurado em 1993, um ano após a morte da freira baiana, o Memorial Irmã Dulce (MID) é uma exposição permanente sobre o legado de amor e caridade do Anjo Bom da Bahia, reunindo mais de 800 peças que ajudam a preservar e manter vivos os ideais da religiosa. O hábito usado por ela, fotografias, documentos e objetos pessoais podem ser vistos no MID, que ainda preserva, intacto, o quarto de Irmã Dulce, onde está a cadeira na qual ela dormiu por quase trinta anos em virtude de uma promessa. Outros fatos marcantes de sua vida são lembrados através de maquetes, livros, diplomas e medalhas.
A dica é que, além do Memorial, sua visita se estenda a todo o complexo turístico-religioso dedicado à Irmã Dulce, que inclui também o Santuário da Bem-Aventurada (onde fica o seu túmulo e é um espaço de grande visitação), o Café e a Loja, que conta com um leque variado de produtos, desde camisas, bolsas, agendas, livros e chaveiros, até imagens, medalhas, terços e escapulários, entre dezenas de outros itens com a marca social Irmã Dulce. Toda a renda obtida com a comercialização das peças é revertida para a manutenção das atividades das Obras Sociais Irmã Dulce.
Ao lado do Memorial, no Largo de Roma, há o Dulce Café, espaço que une gastronomia e cultura e conta com cardápio eclético montado em parceria com fornecedores selecionados de itens como tortas, doces, salgados, cafés, além do famoso Panetone Irmã Dulce. Toda a renda obtida com a venda desses itens é direcionada para o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da instituição de Irmã Dulce, que atende cerca de 780 crianças e adolescentes em situação de risco social.
Santuário Irmã Dulce

O Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, também conhecido como a Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, está em funcionamento desde 2003 e foi erguido graças à ajuda de fiéis e das doações. O santuário está localizado em Salvador, ao lado da sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no Largo de Roma.
A igreja começou a ser erguida em 2002, a partir da Campanha do Tijolo, no mesmo local onde, na década de 40 do século XX, Irmã Dulce havia construído o Círculo Operário da Bahia e o Cine Roma. Hoje, tem capacidade para mais de 1.000 pessoas sentadas.
É lá no Santuário que estão depositadas as relíquias (termo utilizado para designar o corpo ou parte do corpo dos beatos ou santos) do Anjo Bom da Bahia, em um espaço chamado Capela das Relíquias. Esta é uma sala circular, com pé direito triplo, tendo ao centro o túmulo que guarda os restos mortais da Mãe dos Pobres.
Local de devoção e fé, a Capela das Relíquias foi aberta no dia 09 de junho de 2010, quando o corpo da então Venerável Dulce foi transladado da Capela Santo Antônio (localizada no Memorial Irmã Dulce) para sua nova morada. A transferência foi feita após a exumação do corpo da religiosa, seguida então de uma vigília.
Serviço
Memorial (temporariamente fechado para requalificação)
memorial@irmadulce.org.br
Aberto à visitação de terça a domingo, das 10h às 17h.
Contato: (71) 3310-1115 / 0800-284-5284
Importante: durante as obras de requalificação, os visitantes terão um espaço para conhecer a vida de Santa Dulce do Pobres que comporta até 20 pessoas por vez. É necessário agendamento.
Santuário e Capela das Relíquias
santuario.imaculada@irmadulce.org.br
Aberto à visitação diária, das 7h às 18h.
Missas: de domingo a sexta, em dois horários, às 8h30 e às 16h. Sábados, às 16. Todo dia 13 de cada mês, Missa de Irmã Dulce às 9h.
Contato: (71) 3310-1394
Entrada gratuita o ano todo.