Está chegando a época mais mágica do ano, e a cidade está prontinha para encantar a população
Confira os locais em Salvador que estão com uma superdecoração natalina!
O Natal está quase aí, e as ruas de Salvador já estão sendo tomadas por uma série de eventos, shows e apresentações. Esse ano, a programação natalina mais linda do país foi aberta na Praça João Martins, em Paripe. Somente neste local da cidade, foram instaladas 700 mil lâmpadas em LED para a iluminação de Natal, que será acompanhada por uma ampla programação artística. Já no Campo Grande, a Vila do Natal tá linda. Muitas cores e luzes para admirar, além da fábrica de brinquedos com o Papai Noel! Não precisa fazer agendamento. Veja mais informações neste link.
O Natal Salvador 2022 traz nesta edição o tema “Iluminando Nossos Sonhos” e levará o clima natalino a diversos espaços públicos de lazer da cidade, como as praças do Campo Grande, Artur Lago (Pernambués), ACM (São Caetano) e do Canal (Vale das Pedrinhas). Também está prevista realização do Natal Sustentável na Praça Ana Lúcia Magalhães (Pituba), que será tomada de símbolos natalinos feitos de forma 100% sustentável pelo setor de reciclagem da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb).
Natal Salvador no Subúrbio
Pelo segundo ano consecutivo, o Subúrbio foi a primeira localidade a receber o Natal Salvador 2022, desta vez na Praça João Martins, em Paripe. Os mais de 2,2 mil m² de área do local abrigam a Casa do Papai Noel, árvore de 15m com teto de luz, peças instagramáveis, presépio e grande castelo iluminado, além de corredor das estrelas, dentre outros atrativos. A decoração pode ser visitada todos os dias da semana, em qualquer horário, e ficará disponível até 6 de janeiro.
Encantamento – Na João Martins, as atividades foram abertas com apresentações da orquestra do maestro Fred Dantas e de Manu Dourado, integrante do Instituto de Cegos da Bahia (ICB).
Decoração traz clima natalino à Praça do Campo Grande
Este ano, a celebração do Natal Salvador chega à Praça 2 de Julho, no Campo Grande, com novidades, a exemplo das peças que remetem a doces infantis. A Vila de natal é um ambiente onde soteropolitanos e turistas podem passear por vilarejos, acampamento de natal, presépio, fábrica de brinquedos, nichos instagramáveis e arvorismo de luz, além de acessibilidade. A visitação para o público foi aberta no dia 1 de dezembro, com diversas atrações que poderão ser curtidas gratuitamente até o dia 6 de janeiro. Mais informações através do site www.natal.salvador.ba.gov.br.
A abertura teve direito a show do tenor Thiago Arancam, que apresentou canções do projeto Estação de Natal, em parceria com o maestro João Carlos Martins. Dentre os sucessos, estiveram a “Ave Maria”, “Noite Feliz” e “Vem Chegando o Natal”, com a participação da cantora Manu Dourado, do Instituto de Cegos da Bahia.
Conheça cada atrativo
A “Fachada da Cidade” é uma das estruturas montadas para o Natal da Praça do Campo Grande. Com 10 metros de largura e 7 metros de altura, a peça foi confeccionada de compensado, pintado nas cores que representam os sabores de biscoito. Essas placas têm recortes forrados de tecido branco que vazam a luz, além de janelas e adornos imitando confeitos de açúcar.
Já o “Vilarejo Doce” é um conjunto de casinhas espalhadas por um corredor de 80 metros. Os lares possuem portas, janelas e adornos, cujas cores remetem ao leite, baunilha, canela e chocolate.
A “Árvore dos Sonhos Doces”, por sua vez, tem 19 metros de altura e é toda envolvida com festão verde e luzes de Natal. Os enfeites dela são bonecos de biscoito com 1,5 metro de altura, além de corações, meias, estrelas, laços, árvores e casinhas. No alto, há uma estrela de luz.
A população pode curtir também o “Acampamento de Natal”, uma área reservada para artesanato e alimentação (incluindo muitos doces) com 10 trailers de instituições sociais, artesãs e microempreendedores, que doarão partes das vendas a projetos sociais.
Além disso, há um presépio em homenagem às crianças, no qual cada bonequinho tem um rosto infantil representando os personagens do altar. Essa peça está instalada em um elevado redondo com 5 metros de diâmetro e, ao fundo, há uma choupana de palha seca. O entorno do presépio conta com uma plantação de pinheiros com iluminação natalina.
Para quem quer fazer muitas fotos
Para quem não abre mão de tirar fotos para registrar nas redes sociais, o Natal Salvador no Campo Grande dispõe de nichos instagramáveis compostos de duas Kombis, uma com tema de guloseimas, doces e pães natalinos, e a outra com decoração natalina que inclui árvores, bolas, escada, caixas de presentes e muita luz. Para chegar até os nichos, o visitante passa por um corredor de gambiarra que tem 40 metros de comprimento.
Outro espaço que pode ser visitado é a “Fábrica de Brinquedos”, cuja estrutura tem grande fachada com quatro torres e chaminés formadas por tonéis. A parte interna tem três ambientes e a externa, dois.
Na entrada, há uma varanda com duas bicicletas dos colaboradores que usam transporte ecológico. Logo ao entrar, existe uma recepção com armários com muitas cartas dos pedidos realizados. Na parte da fabricação, existem máquinas com muitas engrenagens coloridas e todos os tipos de brinquedos, que preenchem o ambiente festivo e alegre.
Em outro ponto, está a sala do trono do Papai Noel com o escritório completo onde o Bom Velhinho administra a produção e as entregas dos presentes. Na saída, há um lindo jardim com árvores e pinheiros. Por fim, a decoração natalina traz uma plantação de 16 árvores de Led com variação de luz em volta do lago para refletir as cores na água.
Acessibilidade
Assim como no ano passado, a Prefeitura incluiu acessibilidade para que todos possam usufruir da decoração especial. A praça conta com totens em braile, intérprete de Libras e audiodescrição para deficientes visuais. Além disso, pessoas com Síndrome de Down atuarão no espaço como ajudantes de Papai Noel, orientando os visitantes.
Já o agendamento para ter acesso, como aconteceu nos últimos anos, não será mais necessário em 2022, ou seja, as pessoas poderão visitar a decoração natalina livremente no Campo Grande, assim como na Praça João Martins, em Paripe.
“A praça vai ficar aberta para que todos possam conferir a programação ao ar livre. Nossa recomendação é de que todas as pessoas possam usar máscara e, principalmente, completar o esquema vacinal, nesse esforço para enfrentar o aumento de casos”, destacou o prefeito Bruno Reis, referindo-se aos casos de covid19.